Automação e IA: Dascam diminui 60% do tempo em tarefa manual
Montar planilhas no Excel, baixar documentos, enviar e-mails e preencher guias de impostos eram tarefas que consumiam 60% do tempo dos analistas da Dascam. Instituição que atua na intermediação de operações de câmbio corporativo, a corretora vinha buscando uma solução que diminuísse o tempo gasto pelos profissionais em tarefas manuais e repetitivas para que se concentrassem em atividades estratégicas voltadas para os clientes. “Era até difícil reter os mais jovens por muito tempo. São analistas que querem crescer, aplicar seu conhecimento”, lembra Sérgio Brotto, cofundador e diretor-executivo da Dascam.
Entre 2018 e 2019, ao receber a tarefa de analisar o fluxo de operações de um grande cliente, o diretor-executivo da corretora encontrou uma série de retrabalhos. O volume de serviços da Dascam ficou ainda mais visível e Brotto percebeu que a automação não poderia mais esperar.
“Ao final de 2019, conheci uma pessoa que me apresentou o software de RPA [automação de processos], mostrando que era um sistema bastante avançado, de ponta, que permite criar robozinhos. No começo, aplicamos com um cliente dentro de um ambiente seguro e controlado. Hoje temos 80 robozinhos”, conta Sérgio.
A pessoa que Brotto conheceu era da Digitaly, empresa de tecnologia que passou a desenvolver as soluções para a corretora. A primeira delas foi a de RPA, que consegue executar tarefas como as citadas no início deste texto. Isso liberou os analistas para buscar oportunidades de negócios para os clientes.
Uma das preocupações do diretor-executivo foi mostrar para a equipe, principalmente os que estavam há mais tempo na corretora, que a automação não significaria o corte de empregos. “Com calma e transparência, fomos mostrando o objetivo da mudança. Tivemos a preocupação de humanizar o processo e pedi para batizar o robô. Os analistas sugeriram Cindy”, lembra Brotto.
Inteligência artificial
A corretora começou o desafio de implementar as soluções durante o período da pandemia. Mesmo assim, deu início à complementação do trabalho de automação com a introdução de uma inteligência artificial (IA), baseada no IBM Watson Assistant. Essa ferramenta, projetada para interpretar documentos de maneira inteligente, consegue analisar PDFs e extrair informações contextuais, além de insights. A IA também recebeu um nome e foi batizada de Rafa.
Mais recentemente, a corretora adotou também a IA generativa. “Estamos trabalhando em conteúdo. Revisamos o que já estava nas versões anteriores, toda a legislação e também as mudanças trazidas pelo novo Marco Cambial [em vigor desde 30 de dezembro de 2022]. Ou seja, além das funcionalidades que a ferramenta já tinha, os analistas têm acesso a conteúdo, não só sobre as diretrizes da Dascam, mas de toda a área de câmbio, comércio exterior e capitais internacionais”, conta Brotto.
Solução para os clientes
Com a introdução da IA generativa, a corretora desenvolveu uma nova ferramenta, desta vez, destinada aos clientes. Chamada de Dascam Direct, ela permite que as empresas que utilizam os serviços da corretora consigam gerenciar todas as etapas das operações de câmbio. A solução, que estava em fase de testes por alguns clientes, agora será disponibilizada para toda a base.
“A ferramenta dá uma visão geral de todas as três etapas da operação de câmbio. No pré-fechamento, ele acessa o que tem a pagar a receber, pode fazer agendamento, direcionar as operações internamente ou para nossos traders”, explica o diretor-executivo da Dascam.
Segundo ele, enquanto a operação de câmbio ocorre, o cliente também consegue verificar, por exemplo, se a corretora já enviou as informações para o Sistema Câmbio do Banco Central (BC) e todas as etapas até o fechamento do processo. Depois, ele ainda tem as informações do pós-fechamento.
“Procuramos ver a necessidade da área fiscal. São muitas as informações que a empresa precisa para prestar contas à Receita. Na ferramenta, o cliente tem acesso a uma série de relatórios que são gerados no layout da própria Receita”, diz Brotto.
Antes dessa solução, o cliente dependia de enviar um e-mail para o analista ou ligar para saber o status da transação. Apenas a corretora conseguia acompanhar o andamento do processo. Não raro, o analista printava a tela para enviar ao cliente.
Ganhos
Além do ganho de tempo com a diminuição de trabalhos manuais e repetitivos, as soluções com automação e IA implantadas pela Dascam já permitiram aumento na capacidade de lidar com informações. Segundo Brotto, atualmente, a corretora realiza cerca de 40 mil consultas mensais à Receita Federal a fim de levantar dados das informações das declarações de importação ou exportação dos clientes. Esse volume de dados é 20% maior do que a empresa conseguia fazer em 2019.
“O número de consultas vêm crescendo porque há mais empresas buscando serviço de intermediação de câmbio. Se não fosse a automação e a IA, precisaríamos de um aumento substancial de colaboradores. Seriam mais profissionais que ficariam entediados em pouco tempo. Um turnover maior poderia colocar em risco a qualidade do serviço”, diz.