Arqia amplia roaming nacional e entra no segmento de NB-IoT
A Arqia, empresa do Grupo Datora criada para atender ao mercado de IoT, anunciou hoje, 13, a ampliação em pelo menos 30% de estações da sua cobertura de roaming nacional e a entrada no segmento de NB-IoT. Até então, a empresa explorava conectividade M2M utilizando as tecnologias 2G, 3G e 4G.
A ampliação da cobertura em roaming é resultado de novo contrato firmado com grande operadora celular, que recebeu a Datora na carteira de clientes adquirida da Oi Móvel. Além de mais estações celulares, a rede em roaming nacional IoT da Arquia também passa a ter ao menos 1,3 mil novas cidades, somadas às 3,5 mil onde já funcionava.
A operadora já tem presença nacional como MVNO. O acordo de roaming permite que dispositivos possam atravessar zonas sem cobertura de sua operadora de origem, a TIM, sem interrupção do sinal.
“Disponibilizamos, em uma única plataforma, todas as redes [2G, 3G ou 4G] que estão disponíveis no mercado. Isso gera novas oportunidades para nossos clientes, uma vez que podem oferecer seus serviços em locais com diferentes opções de redes”, declara Eduardo Resende, diretor comercial e Business Support do Grupo Datora.
Tecnologia NB-IoT
A entrada da empresa no segmento NB-IoT abre novas oportunidades. A Arqia está de olho nos mercados que demandam soluções de conectividade de baixíssimo consumo de energia e que utilizam equipamentos com vida útil da bateria longa, de mais de dez anos, o que não era possível com produtos 2G, 3G ou 4G.
As principais aplicabilidades em que vai focar são dos setores de cidades inteligentes, agronegócio, energia. Classificada como LPWA (Low power wide area), a tecnologia usa uma frequência da transmissão 4G, porém, com pouco tráfego de dados.
A solução estará presente em mais de três mil municípios brasileiros, incluindo todas as capitais.
De acordo com Resende, o setor de segurança é um dos que será beneficiado com a ampliação do roaming nacional ofertado pela Arqia.
“Assim como o nicho de rastreamento ou financeiro, por exemplo, a segurança precisa estar conectada o tempo todo, pois os devices precisam se comunicar para prevenir riscos e atuar mais assertivamente na solução de eventuais problemas. Esses produtos possibilitam maior cobertura para o negócio dos nossos clientes”, explica o diretor.