AR e VR são as grandes apostas do Facebook para o futuro
A grande aposta do Facebook para o futuro são tecnologias de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), afirma a diretora do Facebook Connectivity, Ana Luiza Valadares. O desenvolvimento completo dessas tecnologias demandam redes muito estáveis e de qualidade para suportar seus equipamentos.
“A gente precisa que o usuário esteja bem conectado, seja no ambiente indoor seja outdoor e que a transição de uma rede pra outra seja imperceptível”, afirmou a diretora hoje, 14, no Painel Telebrasil.
Ela também defendeu a utilização de todo o espectro de 6 GHz para implantação do Wi-Fi 6 e, mais tarde, do Wi-Fi 7. “O Brasil deu exemplo para o mundo, para a América Latina de como equilibrar a distribuição de espectro para redes fixas e móveis. Ele [espectro de 6 GHz] vai ter um papel fundamental para superar o gargalo da conectividade que temos dentro de casa”, comentou.
O Facebook está se preparando para oferecer serviços com base nessa frequência, informou sua representante. Isso inclui o lançamento que a empresa está trabalhando de óculos AR e VR.
Valadares comentou ainda que o Facebook trabalha com qualquer tipo de prestador de serviço de telecomunicação ou de software, pois “conectividade precisa simplesmente existir” independentemente de qual a forma. Segundo ela, as redes são complementares mais do que concorrentes entre si.
A empresa tem atuado com desenvolvedores de software para baratear equipamentos e softwares. Uma de suas iniciativas se trata do desenvolvimento do Magma, um core de rede aberto que objetiva diminuir custos da implantação da tecnologia 4G por ISPs. A Brisanet é uma das operadoras que utilizam o core para levar conectividade ao Nordeste.