Anatel vai incluir cobertura das estradas e áreas rurais entre as prioridades de investimento do Pert
A versão definitiva do Pert – Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações – deverá ser analisada pelo conselho diretor da Anatel na reunião do dia 13 de junho. E ela virá com novidades em relação à proposta lançada para consulta pública, informou hoje, durante o painel da Abrint, Rodrigo Abdala, assessor do relator do projeto, conselheiro Aníbal Diniz.
Haverá um novo projeto prioritário para os investimentos públicos e privados, que será a cobertura de todas as estradas federais brasileiras e ampliação da área de cobertura rural com tecnologia móvel 3G. Segundo Abdala, no que se refere às áreas rurais, o Pert não irá estabelecer qual será a prioridade do tamanho da cobertura rural. O seu alcance e quais prédios públicos novos serão atendidos (no caso do primeiro leilão de espectro da 4G, a Anatel já havia estabelecido a obrigatoriedade de cobertura das escolas rurais, serão definidos em normas técnicas posteriores da agência.
As demais prioridades continuam mantidas. Entre elas, a construção de bakchaul de fibra e rádios de alta capacidade nos mais de três mil municípios brasileiros que ainda não têm essa infraestrutura, a instalação de 4G em cerca de mil distritos-sede com menos de 30 mil habitantes que ainda não têm esse serviço (atendendo 10 milhões de pessoas), instalação de 3G em dois mil distritos não-sede (que irá contemplar 5 milhões de pessoas), e banda larga fixa por fibra em 2,5 mil municípios cuja velocidade oferecida é ainda de 5 Mbps.