Anatel pede adiamento da assembleia de credores da Oi. Justiça nega.
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, pediu o adiamento da assembleia geral de credores da Oi, marcada para o dia 5 de março, com segunda chamada no dia 11. O pleito foi apresentado no âmbito do processo de recuperação da companhia à 7º Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que, no etanto, negou. A notícia foi revelada por Lauro Jardim, do jornal O Globo, e confirmada pelo Tele.Síntese.
Segundo Baigorri, o pedido pretendia postergar a assembleia para depois de 23 de março, data em que Anatel e Oi vão concluir os trabalhos em busca de solução consensual perante o Tribunal de Contas da União (TCU). O presidente da agência acredita que se chegará a acordo, e que depois dessa data os credores e a própria operadora terão mais visibilidade sobre o futuro do grupo.
Vale notar, porém, que a Oi completa um ano na segunda recuperação judicial, e que o prazo dado pela Justiça para impedir a execução de dívidas se encerra no dia 13 de março, já esgotadas prorrogações. Fazem parte do plano de recuperação, inclusive, que todos os credores dispostos a receber os créditos devidos pela operadora abram mão de quaisquer litígios.
Por ora, portanto, a AGC segue agendada para os dias 5 e 11 de março. Também convém notar que não apenas a Anatel trabalha para alterar o cronograma. Conforme o jornal Estadão, Nelson Tanure, que adquiriu papeis da Oi ao longo de fevereiro por meio da empresa Trustee DTVM, traça um plano alternativo de recuperação da operadora, o que levaria, no mínimo, ao adiamento da assembleia do dia 5.