Anatel aprova ran sharing entre Nextel e Vivo, mas vai vigiar acordo por 2 anos
O conselho diretor da Anatel aprovou hoje, 3, o acordo de compartilhamento de infraestrutura de celular da rede 3G – terceira geração – entre a Nextel e a Vivo em todo o Brasil. Esse acordo já havia sido aprovado pelo Cade (órgão antitruste) no mês passado.
A Anatel aprovou o compartilhamento, mas decidiu acompanhar de perto os resultados desse acordo para a população, por pelo menos dois anos, quando as duas operadoras terão que apresentar os efeitos desse acordo em todo o Brasil.
Segundo o relator do processo, conselheiro Rodrigo Zerbone, a principal preocupação da agência é que a Nextel pediu para a agência liberar esse compartilhamento para a comprovação das metas de cobertura estabelecidas no edital de venda de frequência.
Zerbone disse que a agência não quer que a Nextel deixe de atuar em todo o país oferecendo efetivamente propostas competitivas, porque estaria usando o acordo de compartilhamento para atender às coberturas impostas pela licitação da frequência que empresa comprou em 2010.
Mas o conselho decidiu também que não poderia indicar quais seriam os métodos de comprovação prévia da Nextel para confirmar a sua presença nas cidades onde assumiu prestar o serviço. Assim, decidiu mandar a superintendência de competição acompanhar os resultados desse acordo bem de perto, para que, em dois anos, o esse ran sharing seja reavaliado pela agência.