Alares reduz prejuízo no 3º trimestre

Alares espera que nos próximos trimestres colha o efeito da aquisição da Webby, o que vai acrescentar 115 mil clientes à base
Estados onde a Alares tem redes de fibra óptica
Estados onde a Alares tinha redes de fibra óptica ao fim do 3º trimestre de 2023

O provedor de banda larga fixa Alares (Triple Play) registrou melhora dos dados financeiros no 3º trimestre de 2023. A empresa teve novo prejuízo, mas este caiu 45,9%, para R$ 24,4 milhões. A receita líquida da companhia aumentou 4,7% na comparação anual, passando para R$ 134,6 milhões.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) aumentou 22,6% na comparação com o mesmo período de 2022, e atingiu R$ 55,3 milhões.

A margem EBITDA melhorou 6 p.p. em relação ao ano anterior, em função de cortes de gastos, explica no relatório. Ainda assim, o custo dos serviços prestados aumentou 4,1%, e somou R$ 72,65 milhões. Além disso, a empresa registrou despesas comerciais de R$ 11,56 milhões (alta de 14,4%) e despesas administrativas de R$ 44,44 milhões (baixa de 7,3%).

O prejuízo também se deu por conta de despesas financeiras de R$ 34,12 milhões, 32,2% menores que no mesmo período de 2022, mas ainda com reflexo importante sobre o resultado financeiro.

A Companhia encerrou o terceiro trimestre com uma dívida líquida de R$ 638,2 milhões, composta por empréstimos bancários, aquisições a pagar e caixa líquido. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve melhora no endividamento líquido devido principalmente ao aporte realizado por seu controlador.

Entre o terceiro trimestre de 2022 e o terceiro trimestre deste ano, a companhia adicionou 174 mil casas passadas com fibra (HPs) a sua malha óptica, que no total cobre 1,9 milhão de domicílios. A Alares, atualmente, tem presença em 120 cidades e 512 mil clientes.

“Para os próximos trimestres há perspectiva de aceleração do crescimento tanto orgânico, com a retomada do ganho em base de clientes, quanto inorgânico, com a aquisição da Webby, que possibilitará a expansão da presença da Alares em regiões de São Paulo e Paraná. Com essa aquisição, uma base de 115 mil clientes será adicionada à Alares, fortalecendo sua posição de mercado”, diz a companhia no relatório. A Webby tem presença em 55 cidades e 8,4 mil km de backbone.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4468