ABR Telecom supera 2,6 milhões de acessos em central para pessoas surdas

Ferramenta permite mediação em Libras para atendimento remoto e presencial, em linha com regras de acessibilidade do setor

ABR Telecom Libras

A ABR Telecom informou que sua Central de Intermediação de Comunicação (CIC) já registrou mais de 2,6 milhões de acessos desde o início da operação da plataforma, usada por prestadoras de telecomunicações para intermediar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e usuários ouvintes.

Disponibilizada às operadoras desde 2017, a central permite o atendimento por videochamada com intérpretes especializados em Libras e português. A estrutura pode ser usada tanto em canais remotos, como o serviço de atendimento ao consumidor, quanto em pontos de atendimento presencial das prestadoras participantes.

Segundo a entidade, a ferramenta viabiliza o acesso a serviços oferecidos no setor, como solicitação de portabilidade numérica e bloqueio de chamadas indesejadas por meio da plataforma Não Me Perturbe, além de apoiar outras interações de atendimento entre clientes e operadoras.

Em nota, o presidente da ABR Telecom, Abraão Balbino, afirmou: “Em 9 anos, nossa Central já registrou mais de 2,6 milhões de acessos, viabilizando a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. É um serviço gratuito que garante uma comunicação sem barreiras. Sabemos que se trata de uma solução tecnológica e humana fundamental para assegurar a cidadania e a autonomia das pessoas com deficiência auditiva”.

Estrutura atende regra de acessibilidade

A ABR Telecom informa que a CIC opera em conformidade com a Resolução nº 667, de 30 de maio de 2016, que aprovou o Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de Telecomunicações de Interesse Coletivo. Nesse contexto, a central funciona como uma das ferramentas de apoio ao atendimento de usuários com deficiência auditiva no setor.

O acesso à plataforma é feito pela internet, por meio do site da prestadora da qual o usuário é cliente, ou por aplicativo disponível para Android e iOS. O modelo combina tecnologia de videochamada com intermediação humana para permitir a comunicação com atendentes por telefone.

Divulgação ocorre em mês ligado ao tema da surdez

A divulgação dos números foi feita em abril, mês em que se celebra, no dia 23, o Dia Nacional da Educação de Surdos. A data costuma ser usada por entidades e empresas para destacar iniciativas relacionadas à acessibilidade e à inclusão de pessoas com deficiência auditiva.

Para a ABR Telecom, o dado destaca a escala de uso de uma estrutura voltada ao atendimento no setor de telecomunicações, com foco na mediação entre usuários surdos e ouvintes. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

O Tele.Síntese nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 12127