¨Os modelos de IA ainda alucinam¨, alerta CEO do Itaú

O CEO do Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho, disse que o banco está testando 200 projetos com Inteligência Artificial

Maluhy fala da IA do Itaú

O CEO do Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho, admitiu hoje, 25, no painel de abertura do FebrabanTech 2024, que o banco tem feito muitos testes com a IA (Inteligência Artificial), e alertou que seu uso deve ser cauteloso, tendo em vista que ¨os modelos de IA ainda alucinam¨. ¨Precisamos tomar cuidado para contar com uma inteligência artificial responsável¨, afirmou.

Segundo Maluhy, o Itaú está testando atualmente mais de 200 projetos de inteligência artificial, e defendeu a necessidade de regulação e mesmo de auto-regulação por parte das instituições financeiras. Ele aponta que a inovação vem sempre à frente das medidas legais e normativas, também nos demais países, mas acredita que a regulação da IA vai acontecer em todo o mundo. ¨Haverá uma transformação muito grande do setor¨, afirmou.

Segundo Marcelo Noronha, CEO do Bradesco, a GEN IA (ou a inteligência artificial generativa) já está sendo testada com 600 clientes, mas testes controlados, para conhecer o nível de resolutividade. ¨Mas estamos adotando todos os princípios responsáveis para o uso de IA¨, afirmou. No entender do executivo, a IA ¨vai transformar o mundo e nossa forma de lidar com tudo¨.

Consumo de Energia

Para Noronha, além do uso responsável da IA, o consumo de energia deve ser um outro grande desafio gerado por essa tecnologia. Além disso, a formação de pessoas, com treinamento adequado,  também precisam de atenção.

O presidente do banco Santander, Mario Leão, preferiu falar também sobre o compromisso das instituições com os investimentos e apoio ao crescimento econômico do país. ¨O mercado está mais nervoso e mais volátil nos últimos meses, mas os bancos privados e públicos têm buscado um papel construtivo e pró-ativo e próximo ao governo. Estamos investindo e contratando gente¨, lembrou.

 

 

 

 

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2206