Novo canal da Anatel no WhatsApp permite registrar e reabrir reclamações
WhatsApp adiciona mais um canal de atendimento à Anatel, que já registra 70% das solicitações via canais digitais
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quarta-feira, 9 de abril, o lançamento de um novo canal de atendimento ao consumidor via WhatsApp. O serviço pode ser acessado pelo número 0800 610 1331 ou por este link direto, permitindo o registro, reabertura e avaliação de reclamações contra prestadoras de telecomunicações.
O canal foi apresentado pela superintendente de Relações com Consumidores da agência, Cristiana Camarate, durante a abertura do seminário “Mundo digital: conectando vidas”, realizado na sede da Anatel em Brasília. O evento reuniu representantes do setor regulado, órgãos de defesa do consumidor e conselhos de usuários para discutir iniciativas de inclusão digital e proteção dos consumidores.
De acordo com Cristiana, o canal de atendimento no WhatsApp responde à crescente demanda por canais digitais: atualmente, 70% das solicitações recebidas pela agência já ocorrem via aplicativo Anatel, portal na internet ou central telefônica. O novo canal via WhatsApp visa aumentar a capilaridade do atendimento e facilitar o acesso da população, com foco inicial no registro de reclamações — tipo de manifestação que concentra o maior volume de interações na agência.
Reclamações caem em fevereiro de 2025, mas superam volume de um ano antes
Conforme dados públicos da autarquia, a Anatel recebeu 116.360 reclamações em fevereiro de 2025, uma leve redução de 0,5% em relação a janeiro, quando foram registrados 116.958 protocolos. Na comparação com fevereiro de 2024, quando houve 104.384 queixas, o volume cresceu 11,4%. (Com assessoria de imprensa)