WDC faz acordo com a Lightera para distribuição de itens rede e data center

Distribuidora passa a comercializar todo o portfólio da fabricante de soluções de fibra óptica e cabeamento estruturado no Brasil, reforçando atuação em infraestrutura de conectividade.

A WDC Networks anunciou uma parceria comercial com a Lightera para distribuir no Brasil todo o portfólio da fabricante de soluções de fibra óptica e conectividade. O acordo amplia a oferta da distribuidora para projetos de infraestrutura de redes e fortalece sua atuação nos mercados de telecomunicações, tecnologia da informação, data centers e provedores de internet (ISPs).

WDC Networks Lightera

Segundo as empresas, a parceria combina a especialização da Lightera em fibra óptica e cabeamento estruturado com a rede de distribuição da WDC Networks, permitindo ampliar a disponibilidade de soluções para projetos de conectividade em diferentes segmentos.

Com o acordo, a WDC incorpora ao seu portfólio produtos de infraestrutura passiva, incluindo soluções de cabeamento estruturado e conectividade óptica e metálica. A oferta contempla desde a linha Soho Plus, voltada a ambientes residenciais e pequenos escritórios, até a plataforma Laserway, direcionada a redes corporativas, data centers e expansão de infraestrutura óptica.

“O que faltava era justamente o elo capaz de conectar todo esse ecossistema. A Lightera preenche essa lacuna com cabeamento estruturado e conectividade, e nos permite oferecer ao canal uma proposta de ponta a ponta, atendendo desde pequenos escritórios até grandes operadores de infraestrutura digital”, afirmou Bruno Rigatieri, diretor Comercial e de Marketing da WDC Networks.

As empresas também informaram que pretendem desenvolver iniciativas voltadas aos provedores regionais de internet. Segundo a WDC, o segmento é estratégico para ambas as companhias e responde por 56,4% dos acessos de banda larga fixa no Brasil, conforme dados da Anatel citados no comunicado.

“A expectativa é desenvolver ações comerciais específicas para apoiar a expansão da infraestrutura de fibra óptica no Brasil, ampliar o acesso a tecnologias de conectividade de alta performance e gerar novas oportunidades de negócios em todo o território nacional”, acrescentou Rigatieri.

Para a Lightera, a parceria amplia sua presença em mercados considerados prioritários na América Latina.

“A WDC combina forte atuação em segmentos como telecomunicações, provedores de internet, data centers e segurança eletrônica com uma presença consolidada na América Latina. Além disso, seu modelo de contratação Technology as a Service (TAAS) contribui para viabilizar projetos e ampliar o acesso dos clientes às melhores soluções de conectividade. Estamos confiantes de que essa parceria será um importante vetor para acelerar nossa expansão regional e ampliar nossa presença nos mercados prioritários da Lightera”, afirmou Celso Motizuqui, vice-presidente Comercial Latam da Lightera.

A Lightera integra o grupo japonês Furukawa Electric e atua globalmente no fornecimento de soluções de fibra óptica e conectividade para setores como telecomunicações, data centers, inteligência artificial, redes móveis, utilities, indústria, saúde, defesa e aplicações de sensoriamento.

Já a WDC Networks, listada na B3 desde 2021, atua na distribuição de soluções para telecomunicações, infraestrutura de redes, cibersegurança, segurança eletrônica e áudio e vídeo profissional, com operações no Brasil e na Colômbia. A companhia afirma atender provedores de internet, integradores e empresas de diversos segmentos, incluindo transportes, educação, varejo e hospitalidade. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

O Tele.Síntese nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 12228