Vivo quer 30% dos atendimentos feitos por sistema automatizado no Facebook
Começou a funcionar hoje, 1º, no Facebook Messenger um novo sistema de atendimento automatizado da Vivo. Atualmente, a operadora faz 80 mil atendimentos por mês via Facebook, e espera que usando bots consiga fazer com que 30% das demandas sejam resolvidas sem passar por um funcionário.
O bot do Messenger se chama Vivi e irá interagir com consumidores graças a sua inteligência artificial. Segundo a empresa, será possível esclarecer dúvidas sobre planos e promoções, pedir serviços como 2ª via de conta, débito automático, consumo e saldo de dados, configuração de aparelhos e recarga.
“Os bots rapidamente estão se tornando a próxima fronteira do relacionamento digital com os consumidores, e esta iniciativa está totalmente alinhada à estratégia da Vivo de ser uma empresa que inova através de meios digitais e que quer estar, cada vez mais próxima, de nossos clientes”, afirma Christian Gebara, Vice-Presidente de Marketing e Vendas da empresa.
“O projeto de tornar a Vivi também um Bot para atendimento pelo Messenger do Facebook, além de unir as empresas por meio da inovação, também marca o lançamento do primeiro canal de atendimento externo de nossos clientes”, completa Gebara.
Um milhão de perguntas por mês
O lançamento de um bot como a Vivi no Messenger do Facebook é uma evolução da estratégia da Vivo para ampliar o relacionamento com seus clientes por meio de canais digitais. Mensalmente, a Vivi já faz cerca de 600 mil atendimentos por meio do site da Vivo e do aplicativo de autoatendimento Meu Vivo. A assistente virtual responde 1 milhão de perguntas por mês, com 94% de acerto.
Com a nova ferramenta, a Vivo espera atingir principalmente clientes móveis pré-pagos, tornando mais simples e direta a comunicação dos clientes com a operadora. Para interagir com a Vivi no Facebook Messenger, basta fazer uma busca no Facebook por “Vivo” e a Vivi aparecerá como um dos resultados na categoria Bot.