Vivo lança solução para bloqueio de chamadores massivos
A Vivo acaba de lançar uma ferramenta que identifica os chamadores massivos e bloqueia as ligações antes de serem completadas para os usuários. Batizada de Vivo Anti Spam, a solução está disponível no App Vivo para os primeiros 100 mil clientes testarem o serviço gratuitamente.
Essas chamadas consideradas Spam geralmente são feitas de maneira automática por sistemas que discam para uma grande quantidade de números simultaneamente, sem considerar se as pessoas querem ou não serem contatadas.
O Vivo Anti Spam vai usar tecnologia totalmente desenvolvida pela companhia para analisar o comportamento das chamadas na rede e, de acordo com algoritmos inteligentes, as chamadas classificadas como spam não chegarão ao cliente.
Importante destacar que não serão bloqueadas as ligações com Origem Verificada (Stir Shaken), que detalham qual é a linha chamadora e trazem maior segurança ao consumidor para escolher se quer atender a ligação. Para testarem gratuitamente o novo produto, os clientes deverão acessar o App Vivo e realizar a ativação do serviço.
Chamadas massivas
O volume de chamadas massivas não desejadas realizadas para clientes brasileiros é alvo de preocupação há alguns anos. Por um lado, as operadoras móveis criaram uma plataforma chama Não Me Perturbe, em que o usuário pode se cadastrar para não receber ligações de telemarketing das próprias operadoras e do setor financeiro.
A Anatel também realiza uma cruzada contra o spam telefônico e as robocalls. A agência editou regras prevendo a punição aos usuários que utilizam a rede para realizar o grande volume de ligações. Estabeleceu a exigência de uso do código 0303 ou do recurso Stir Shaken, a fim de permitir ao cliente final identificar se quem liga é um contato de telemarketing abusivo.