Vivo adere à coalizão pela Equidade Racial e de Gênero
Na semana em que se celebra nacionalmente a consciência negra, a Vivo anuncia seu compromisso com a Coalizão Empresarial para a Equidade Racial e de Gênero, movimento em parceria com o Instituto Ethos, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e o Institute for Human Rights and Business (IHRB). Com a adesão à Coalizão, a Vivo busca fortalecer suas iniciativas pela diversidade e refletir a pluralidade brasileira em seu quadro de colaboradores.
“A adesão à Coalizão legitima nossa iniciativa e nos ajudará a ecoar o debate, a troca de experiência e estimulo à implementação de práticas empresariais, com o objetivo de avançarmos na equidade racial, com aumento de profissionais negros em todas as áreas da companhia, especialmente em cargos de gestão”, revela o VP de B2B da Vivo, Alex Salgado, sponsor do comitê pela Diversidade da Vivo no pilar Raça. Aproximadamente 22% do quadro de colaboradores da empresa é composto por colaboradores de raça negra.
A Coalizão Empresarial atua para estimular a promoção da diversidade e da equidade racial e de gênero no mercado de trabalho, especialmente para reverter o cenário atual de sub-representação em cargos de liderança. Busca engajar, mobilizar e articular empresas, poder público e sociedade civil para juntos promoverem políticas, práticas e ações mais inclusivas com foco em gênero e raça. As empresas que integram a coalizão também compartilham e disseminam boas práticas e inovações na promoção e gestão da equidade de gênero e raça.
Para avançar em suas práticas pela Diversidade, a Vivo revisitou suas políticas de recrutamento e evolui gradativamente na contratação e promoção de pessoas negras. A empresa treina suas lideranças para identificar e combater “Vieses Inconscientes”, com o objetivo de valorizar a diversidade nos momentos de contratação, promoção e reconhecimento. Atualmente conta com a parceria da EmpregaAfro – agência de recrutamento e seleção, para auxílio no processo seletivo de várias posições dentro da companhia, com um olhar sensível à inclusão racial. Além de um subcomitê de Raça, a empresa mantém um grupo de afinidade, o Vivo Afro, no qual os participantes contribuem com ideias e sugestões para evolução representatividade racial.
Política global
A iniciativa da Vivo, marca da Telefônica no Brasil, adere à Política Global de Diversidade e Inclusão da empresa, que trabalha a sensibilização dos gestores, mudanças no processo de recrutamento e seleção, entre outras medidas. Em 2016, a empresa tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU do +Mulher 360. Em apenas dois anos, avançou de 15% para 18% o número de mulheres em cargos de liderança e trabalha para garantir avanços progressivos em todos os níveis hierárquicos, com o desafio de atingir 30% de executivas até 2020. (assessoria de imprensa)