Virgo anuncia Edson Lopes, ex-Itaú, como novo CTO

Segundo a empresa, o executivo chega para acelerar o desenvolvimento de tecnologia proprietária e aprimorar soluções de monitoramento de riscos de crédito e garantias

Edson Lopes é o novo CTO da Virgo. Com passagens pelo Itaú e Banco PAN, o executivo chega para acelerar o desenvolvimento de tecnologia proprietária, segundo a empresa.

Lopes vai também aprimorar soluções de monitoramento de riscos de crédito e garantias, de acordo com a CMITech (capital market infrastructure tech company) fundada por Daniel Magalhães e Ivo Kos. Nos próximos doze meses, a Virgo planeja abrir seu portfólio de produtos digitais para uso externo.

“O potencial da plataforma e o propósito de impactar o mercado me motivaram a aceitar esse novo desafio, assim como conduzir o time de tecnologia como protagonista da nova fase da Virgo”, declara o novo CTO da plataforma de acesso a capital e soluções financeiras.

Atualmente, o time de tecnologia da Virgo conta com 24 “Virgolovers” e tem projeção de crescimento nos próximos meses. Segundo o cofundador, CEO e CPO da Virgo, Daniel Magalhães, a área torna possível a construção de soluções escaláveis para atender a demanda crescente de investidores institucionais por acompanhamento de riscos e precificação de ativos e garantias.

Magalhães fala sobre o que o novo CTO terá como desafios. “A plataforma de acesso a capital da Virgo recebe mais de 230 leads por mês e utiliza ferramentas automatizadas e dados para analisar diferentes tipos de risco, cruzando cada lead com mais de 2 mil empresas e mais de 700 operações realizadas no mercado em 2022. Atualmente, a companhia tem contratado mais de 6 operações mensais. Já na plataforma de monitoramento de riscos e garantias, a virgo possui mais de R$ 62 bilhões em ativos monitorados, dados sobre mais de 120 mil recebíveis e 7 mil garantias reais, assim como inúmeros data points sobre comportamentos de crédito e colaterais nos segmentos imobiliário, agro, cartões de crédito e créditos financeiros.”

Em 2021, a XP anunciou a aquisição de parte minoritária da Virgo para o acesso ao mercado por PMEs. O valor do negócio não foi divulgado.

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1785