Vero, Unifique e Tecpar firmam acordo para recuperação de redes no RS

Em carta aberta, empresas anunciam protocolo de compartilhamento de equipe técnica das três empresas para reparo e manutenção.
Provedores do RS compartilham equipes para manutenção de rede ; imagem de Porto Alegre (RS) | Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Provedores do RS compartilham equipes para manutenção de rede ; imagem de Porto Alegre (RS) | Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Os três maiores provedores regionais que atuam no Rio Grande do Sul (RS) – Brasil Tecpar, Vero e Unifique – anunciaram nesta quarta-feira, 8, um protocolo de compartilhamento das equipes técnicas para reparo e manutenção de suas redes. A medida faz parte de um conjunto de ações que as prestadoras estão tomando em grupo frente ao estado de calamidade nos municípios atendidos.

“Isto fará com que as empresas possam otimizar os esforços de chegada até os locais que necessitam de reparo, o que tem sido um desafio nos últimos dias, tendo em vista os bloqueios das áreas de risco”, detalham os provedores em carta aberta.

O comunicado explica que “o protocolo não implica em qualquer outro tipo de cooperação ou coordenação comercial ou estratégica entre as empresas, estando voltado apenas aos reparos e manutenções de redes, enquanto durar o estado de calamidade”.

O CEO da Unifique, Fabiano Busnardo, atual líder da Associação Neo, acrescentou ao Tele.Síntese que “o objetivo da parceria é juntar as forças para reparar os danos causados pela condição climática o mais rápido possível, para que as pessoas possam ter a comunicação reestabelecida”.

Gustavo Stock, CEO da Brasil TecPar, destaca que as três empresas somam quase 600 mil clientes no estado e “a cooperação se torna essencial no momento de crise”. “Há localidades em que competimos e os cabos das três empresas estão rompidos, porque estavam em uma mesma infraestrutura. A ação planejada é um compromisso com a população”, disse Stock.

Flávio Rossini, diretor de Assuntos Corporativos da Vero, complementa que está sendo implementado um esquema para a troca de informações entre as equipes, com a possibilidade de cooperação também em eventual necessidade de troca de cabos ou outros equipamentos. “Vamos atuar durante o estado de calamidade para permitir que as redes continuem operando”, garante Rossini.

Juntas, as empresas tinham cerca de  29,8 mil clientes sem conexão até esta segunda-feira, 7. Com o acordo de cooperação, a expectativa é de acelerar o processo onde for possível.

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Carolina Cruz

Repórter com trajetória em redações da Rede Globo e Grupo Cofina. Atualmente na cobertura de telecom nos Três Poderes, em Brasília, e da inovação, onde ela estiver.

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