V.tal e Meta anunciam expansão do cabo Malbec até Porto Alegre

Ramal do cabo Malbec será instalado até 2027. Nova estação de ancoragem será construída em Balneário Pinhal.

Cabo sumarino zonas de proteção

A V.tal e a Meta anunciaram nesta segunda-feira, 20 de maio, a expansão do cabo submarino Malbec até a cidade de Porto Alegre (RS). O novo trecho da infraestrutura terá 280 km de extensão e será construído até 2027. Representará o primeiro cabo internacional de dados a chegar ao estado do Rio Grande do Sul.

A iniciativa também prevê a instalação de uma estação de ancoragem em Balneário Pinhal, no litoral norte gaúcho, além da construção de uma nova rota terrestre entre o município e a capital.

Segundo as empresas, a extensão do Malbec ampliará significativamente a capacidade de tráfego de dados entre Porto Alegre, São Paulo e Buenos Aires, permitindo inicialmente o transporte de circuitos de até 800 Gbps. Mas a infraestrutura terá capacidade total de até 20 Tbps por par de fibra. A construção e implantação da nova rota submarina na cidade de Porto Alegre será feita pela Alcatel Submarine Networks.

Além da conectividade internacional, o novo ramal do cabo estará interligado a um data center da Tecto, subsidiária da V.tal, que será construído na região metropolitana de Porto Alegre. A estrutura pretende atender não só o Rio Grande do Sul, mas também países do Cone Sul como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

“Será uma infraestrutura única que vai atrair operadoras, OTTs, provedores de internet e empresas de cabos submarinos, além de beneficiar usuários finais e empresas com maior estabilidade e velocidade”, afirmou Felipe Campos, CEO da V.tal.

De acordo com Ana Luiza Valadares, diretora de Políticas Públicas da Meta para a América Latina, a capital gaúcha será posicionada como o primeiro grande hub digital internacional da região Sul. A executiva destacou que a nova rota contribuirá para atrair empresas de infraestrutura, reduzir custos e melhorar os serviços ao consumidor.

O projeto também conta com apoio do governo estadual. Em cerimônia realizada nesta manhã em Brasília, o governador Eduardo Leite afirmou que o investimento está alinhado ao plano de desenvolvimento econômico do estado. Ele citou que a infraestrutura vai fortalecer o ecossistema de inovação e inteligência artificial, áreas em que o Rio Grande do Sul figura entre os mais competitivos do país.

O Malbec entrou em operação em 2021, conectando Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. A rede possui 2,5 mil km de extensão, e está integrada à malha submarina da V.tal, que soma 26 mil km de cabos, com conexões adicionais para Fortaleza, Estados Unidos, Venezuela, Colômbia e Bermudas. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

O Tele.Síntese nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11300