V.tal e Furukawa realizam projeto de recondicionamento de fibra óptica
A V.tal implantou projeto com a Furukawa para recondicionar os cabos de fibra óptica excedentes na instalação do serviço FTTH (Fibra até a casa do cliente) em todo o país, que estavam sendo jogados no lixo.
A Furukawa é a principal fornecedora de cabos de fibra óptica pré-conectorizados low friction da V.tal.
O projeto, que teve seu piloto iniciado em janeiro deste ano no Rio Grande do Sul e no Paraná, reaproveita e recondiciona os cabos. O programa envolve toda a cadeia – fabricante, operadora e prestador de serviço.
No processo, a Furukawa coleta o material que seria descartado e submete a um processo de limpeza, testes e reconectorização dos fios de fibra óptica, também chamados drop low friction, com o intuito de identificar quais cabos podem ser reaproveitados. A V.tal recompra esses cabos, que oferecem a mesma qualidade de conexão.
Por meio da iniciativa nos dois estados da Região Sul, a V.tal já enviou 123 toneladas de cabos que seriam descartados para recondicionamento, no período de janeiro a agosto deste ano. Destas, 53 toneladas já passaram pelo processo de triagem, resultando em um reaproveitamento de 15,5 toneladas, ou seja, 30% desse volume.
“O nosso objetivo é que esta taxa aumente à medida que toda a cadeia de processo amadureça e potencialize para os demais estados do país, que deve acontecer até o final do ano. Além de diminuir o impacto no meio ambiente, essa iniciativa pode promover também uma redução de custos ao recomprar este material com preço reduzido”, diz Marcelo Souza, vice-presidente de Operações da V.tal.
“Este trabalho que estamos desenvolvendo em conjunto, fabricante e cliente, visa redução de perdas e maior rentabilidade, além da diminuição dos impactos ambientais. E, o melhor de tudo, estamos reconectando com a mesma segurança e qualidade, que são exigências da V.tal, garantindo a mesma performance de um produto novo”, afirma Helio Durigan, vice-presidente Executivo da Furukawa.
A V.tal é detentora da maior rede neutra de fibra óptica no país, com mais de 22 milhões de HPs (home passeds) distribuídos em todos os estados do Brasil. Além da rede, atualmente a empresa conta com apoio de mais de 4 mil técnicos que estão sendo treinados sobre o manuseio dos cabos para um melhor desempenho do programa de recondicionamento, gerando uma maior conscientização com contribuição direta para uma operação mais sustentável. (Com assessoria de imprensa)