UIT publica relatório sobre uso de IA na produção e distribuição de conteúdo
A União Internacional de Telecomunicações (UIT) publicou um novo relatório que define como Inteligência Artificial (IA) pode ser usado durante o processo de produção e distribuição de conteúdo de televisão e rádio. O documento apresenta exemplos de como a tecnologia serve para otimizar fluxos de trabalho para realização de programas de radiodifusão, para melhorar áudio e avaliação da qualidade visual, para utilizar eficientemente o espectro de frequência na televisão e, recentemente, até para criar novos programas pela mineração arquivos, assim como para direcionamento automático de conteúdo a público ou indivíduos específicos.
O relatório – Sistemas de Inteligência Artificial para a produção e troca de programas – reflete o trabalho que a UIT tem feito sobre estas questões, aproveitando as experiências nesse campo de criadores de programas e emissoras. “A UIT está colaborando com os interessados para aproveitar o poder da AI para buscar soluções para os maiores desafios do mundo”, disse o secretário-geral da organização, Houlin Zhao. “Isso nos ajuda a identificar aplicações práticas da AI que podem acelerar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”.
No momento, os esforços atuais em andamento, avaliados e capturados neste relatório incluem as seguintes áreas de benefícios tecnológicos:
– Otimização de fluxo de trabalho
– Otimização de largura de banda;
– Criação automatizada de conteúdo;
– Criação de conteúdo a partir de arquivos legados;
– Seleção de conteúdo para segmentação de dados demográficos do público-alvo;
– Otimização de seleção de ativos – Criação de metadados;
– Colocação dinâmica de produtos e publicidade para transmissão;
– Personalização de conteúdo.
De acordo com a UIT, a IA pode aumentar a produtividade, eficiência e oportunidades criativas durante a produção de programas e para transmitir informações aos telespectadores de forma rápida, precisa e automática. o objetivo do relatório é destacar áreas onde as abordagens algorítmicas de Machine Learning e Inteligência Artificial afetam na criação, processo e distribuição dentro do programa de transmissão e produção de conteúdo.