UE autoriza joint venture de anúncios da Deutsche, Orange, Telefônica e Vodafone

Empresas terão participações iguais, de 25% cada; serviço já foi testado na Alemanha e grupo planeja pilotos na França e Europa.
UE autoriza joint venture de anúncios da Deutsche, Orange, Telefônica e Vodafone
Joint venture de anúncios faz parte de iniciativa da Vodafone (Crédito: Freepik)

A Comissão Europeia autorizou a criação de joint venture de anúncios digitais da sociedade formada pelas empresas Deutsche Telekom, Orange, Telefônica e Vodafone. O aval foi anunciado pelo grupo nesta sexta-feira, 10.

A plataforma recém-criada dará suporte para serviços de publicidade direcionados por terceiros, incluindo elementos de privacidade para controle do consumidor. A composição da parceria ficou definida conforme o pedido de aprovação, registrado em 6 de janeiro deste ano,  com divisão igualitária de 25% para cada uma das quatro instituições.

De acordo com o grupo, a empresa recém-criada será sediada na Bélgica e administrada por diretores independentes sob a supervisão de um conselho fiscal nomeado pelos acionistas.

Testes

A plataforma de anúncios teve testes iniciados no ano passado, na Alemanha. A iniciativa visou avaliar como os dados pessoais dos consumidores são usados ​​e como sua privacidade é protegida no ecossistema de publicidade online.

A aplicação do teste requer o consentimento do consumidor para ativar os anúncios. Segundo o grupo, os únicos dados compartilhados são um token digital pseudônimo que não pode sofrer engenharia reversa. 

Os parceiros planejam novos pilotos agora na França e na Espanha, com a intenção de disponibilizá-la para qualquer operadora na Europa.

Os próximos passos após a aprovação e novos testes é o lançamento comercial. “A joint venture irá delinear sua visão e estratégia oportunamente, incluindo seus planos de adotar comercialmente a tecnologia atualmente em teste”, diz nota do grupo.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11027