UE autoriza joint venture de anúncios da Deutsche, Orange, Telefônica e Vodafone
A Comissão Europeia autorizou a criação de joint venture de anúncios digitais da sociedade formada pelas empresas Deutsche Telekom, Orange, Telefônica e Vodafone. O aval foi anunciado pelo grupo nesta sexta-feira, 10.
A plataforma recém-criada dará suporte para serviços de publicidade direcionados por terceiros, incluindo elementos de privacidade para controle do consumidor. A composição da parceria ficou definida conforme o pedido de aprovação, registrado em 6 de janeiro deste ano, com divisão igualitária – de 25% para cada uma das quatro instituições.
De acordo com o grupo, a empresa recém-criada será sediada na Bélgica e administrada por diretores independentes sob a supervisão de um conselho fiscal nomeado pelos acionistas.
Testes
A plataforma de anúncios teve testes iniciados no ano passado, na Alemanha. A iniciativa visou avaliar como os dados pessoais dos consumidores são usados e como sua privacidade é protegida no ecossistema de publicidade online.
A aplicação do teste requer o consentimento do consumidor para ativar os anúncios. Segundo o grupo, os únicos dados compartilhados são um token digital pseudônimo que não pode sofrer engenharia reversa.
Os parceiros planejam novos pilotos agora na França e na Espanha, com a intenção de disponibilizá-la para qualquer operadora na Europa.
Os próximos passos após a aprovação e novos testes é o lançamento comercial. “A joint venture irá delinear sua visão e estratégia oportunamente, incluindo seus planos de adotar comercialmente a tecnologia atualmente em teste”, diz nota do grupo.