Transmissões de TV nas bandas C e Ku seguem por mais um ano

Prorrogação foi aprovada sem oposição no Gaispi, mas radiodifusão pede medidas para acelerar a troca das parabólicas de beneficiários do Bolsa Família

(crédito: Freepik)

O Gaispi, grupo da Anatel que supervisiona a limpeza do espectro de 3,5 GHz para implantação do 5G, prorrogou até dezembro de 2024 as transmissões simultâneas de TV aberta via satélite (TVRO) em banda C e banda Ku.

Conforme o edital do leilão 5G, as transmissões simultâneas aconteceriam até 30 de junho último – mas poderiam ser prorrogadas. A decisão tem um custo para a radiodifusão, contratante das cargas duplas nos satélites que utiliza.

Justamente por isso, as TVs têm pressa e cobram, junto ao Gaispi, formas de acelerar a distribuição desses kits. A quantidade de pedidos de equipamentos está abaixo do esperado desde o início do programa, em meados de 2022.

Corrida contra o relógio

Até 13 de julho último, tinham sido instalados no país 594,25 mil kits de banda Ku para beneficiários do Bolsa Família. Essa é uma parcela ainda pequena dos estimados 10 milhões de usuários de parabólicas registrados no CadÚnico com direito à substituição de seus equipamentos.

As estimativas da radiodifusão indicam demanda efetiva por cerca de 5,3 milhões de kits Ku para atendimento da política pública.

O conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, presidente do Gaispi, também vê uma demanda total menor do que a prevista na época na elaboração do edital do leilão 5G. “Acredito que dos 10 milhões de beneficiários com direito, no máximo a metade vai pedir a troca”, falou ao Tele.Síntese.

Outra prorrogação para além de 2024 pode acontecer novamente, se o número não for atingido. A data limite para quaisquer prorrogações é dezembro de 2025.

Beneficiários devem pedir

A Siga Antenado – EAF, responsável por instalar os kits, identificou insegurança dos beneficiários do Bolsa Família que têm direito à troca gratuita. Por isso, iniciou em 11 de julho uma campanha publicitária a fim de estimular os pedidos de substituição.

O sinal das parabólicas comuns, em banda C, vai desaparecer do país em 2026 para dar lugar ao 5G. A partir de então, quem for espectador de TV aberta transmitida por satélite não conseguirá mais captar o sinal dos canais, a menos que tenha a parabólica digital que sintoniza a banda Ku.

Beneficiários do CadÚnico têm direito à troca gratuita de suas parabólicas. Para tanto, precisam entrar em contato com a Siga Antenado através do site ou por telefone (0800 729 2404). Quem não for inscrito no CadÚnico, precisa comprar uma parabólica digital por conta própria.

Canais disponíveis

Ao todo, 104 canais estão disponíveis na banda Ku. São eles:

APARECIDA FM
BAND
BAND CAMPINAS
BAND CEARÁ
BAND MANAUS
BAND MINAS GERAIS
BAND PARANÁ
BAND PORTO ALEGRE
BAND PRESIDENTE PRUDENTE
BAND RIO DE JANEIRO
BAND SP
BAND TAUBATÉ
BSD LIFE
CANAL AGRO
CANAL DO BOI
CANAL DO CRIADOR
CANAL RURAL
CENTRAL TV
CETAMA DE JUAZEIRO DO NORTE
CNN BRASIL
CNT CURITIBA
CNT RIO DE JANEIRO
EPTV VARGINHA
EVANGELIZAR
FM 93 MHZ
FUTURA
GAZIN
GLOBO BELO HORIZONTE
GLOBO BELÉM
GLOBO CAMPINAS
GLOBO CURITIBA
GLOBO FORTALEZA
GLOBO GOIÁS
GLOBO MINAS GERAIS
GLOBO PORTO ALEGRE
GLOBO RECIFE
GLOBO RIO DE JANEIRO
GLOBO RJO HD
GLOBO SALVADOR
GLOBO SP
IDEAL TV
ISTV
JOVEM PAN NEWS
LIFE CHANNEL BRASIL
MEIO NORTE FM
NSC TV
PAI ETERNO
POLISHOP
RADIO FM SOBRAL
RBTV
RECORD NEWS
RECORD NEWS
REDE 21
REDE AMERICA
REDE BRASIL
REDE GAZETA SP
REDE GOSPEL
REDE LIFE BRASIL FM
REDE SUPER
REDE TV
REDE VIDA
REDE VIDA FM
REDE VIVA EDU
REDE VIVA EDU 2
RELIGIÃO DE DEUS
RÁDIO BOA NOVA
RÁDIO GOSPEL
RÁDIO TAMOIO
RÁDIO VERDES MARES
SAUDADE FM
SBN
SBT
SBT BELÉM
SBT BRASILIA
SBT RIO DE JANEIRO
SBT RIO GRANDE DO SUL
SBT SP
TERRA VIVA
TV APARECIDA
TV BRASIL
TV BRASIL 2
TV CANÇÃO NOVA
TV CENTRO AMÉRICA
TV CULTURA
TV CÂMARA
TV DIÁRIO – FORTALEZA
TV HORIZONTE
TV JUSTIÇA
TV MANÁ
TV MEIO NORTE
TV MILAGRO
TV MIRANTE
TV MORENA
TV MUNDO MAIOR
TV NOVO TEMPO
TV PADRE CÍCERO
TV RECORD NACIONAL
TV SENADO
TV SÉCULO 21
TV TEMPLO
TV VERDADE
TV VERDES MARES
VIVAX TV
ÓTIMA FM

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4159