TIM recebe prêmio de acessibilidade da Anatel
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) entregou hoje, 16, em sua sede em Brasília, a primeira edição do Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações. A TIM foi a vencedora da premiação, que faz parte da nova estratégia adotada pela agência para estimular o cumprimento de normas por parte das operadoras. Além da TIM, as outras quatro maiores prestadoras de serviços de telecomunicações foram avaliadas pela agência: Claro, Oi, Sky e Vivo.
“Em vez da sanção, que acaba gerando ações na Justiça, estamos procurando estimular os procedimentos que assegurem o cumprimento das normas”, disse o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, citando que o prêmio tem três itens obrigatórios e um item de ações voluntárias.
A TIM apresentou a melhor acessibilidade de website e melhor classificação no quesito Ações Voluntárias. A Vivo registrou o melhor atendimento nas lojas. A Oi apresentou a maior eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada.
De acordo com Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de pessoas declararam pelo menos um tipo de deficiência, seja visual, auditiva, motora, mental ou intelectual, o que representa 23,9% da população brasileira.
O evento teve a apresentação da Companhia Ballet de Cegos, o único grupo do gênero no mundo, com a participação de quatro bailarinos. A cerimonia contou com a presença da Primeira Dama, Michelle Bolsonaro, que é professora de Libras ((Língua Brasileira de Sinais), e da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é cadeirante e tem forte atuação parlamentar a favor do segmento.
Rankings
O Ranking de Acessibilidade está previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade (RGA) e resultou em diversas fiscalizações realizadas pela Anatel em 2018. Para o cálculo, foram consideradas a acessibilidade na página da Internet (chamada pela agência de API), o atendimento especializado em estabelecimentos (ASA), a eficiência dos mecanismos de interação nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA) e as ações voluntárias (AVI).
O resultado foi:
Posição no Ranking | Prestadora |
1º lugar | TIM |
2º lugar | Vivo |
3º lugar | Oi |
4º lugar | Sky |
5º lugar | Claro |
Em relação a cada indicador verificado (API, ASA, ERA e AVI), as avaliações foram as seguintes:
Classificação | API | ASA | ERA | AVI |
1º | TIM | Vivo | Oi | TIM |
2º | SKY | SKY | Vivo | VIVO |
3º | Claro | Claro | TIM | Claro |
4º | Oi | TIM | Claro | Oi |
5º | Vivo | Oi | SKY | SKY |