TIM recebe prêmio de acessibilidade da Anatel

Vivo foi considerada a operadora com o melhor atendimento especializado em lojas, enquanto a Oi mereceu destaque por ter os melhores mecanismos de interação em canais remotos de atendimento.
Nicandro Durante (Tim): esforços para o prêmio em 2020

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) entregou hoje, 16, em sua sede em Brasília, a primeira edição do Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações. A TIM  foi a vencedora da premiação, que faz parte da nova estratégia adotada pela agência para estimular o cumprimento de normas por parte das operadoras. Além da TIM, as outras quatro maiores prestadoras de serviços de telecomunicações foram avaliadas pela agência: Claro, Oi, Sky e Vivo.

“Em vez da sanção, que acaba gerando ações na Justiça, estamos procurando estimular os procedimentos que assegurem o cumprimento das normas”, disse o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, citando que o prêmio tem três itens obrigatórios e um item de ações voluntárias.

A TIM apresentou a melhor acessibilidade de website e melhor classificação no quesito Ações Voluntárias. A Vivo registrou o melhor atendimento nas lojas. A Oi apresentou a maior eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada.

De acordo com Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de pessoas declararam pelo menos um tipo de deficiência, seja visual, auditiva, motora, mental ou intelectual, o que representa 23,9% da população brasileira.

O evento teve a apresentação da Companhia Ballet de Cegos, o único grupo do gênero no mundo, com a participação de quatro bailarinos. A cerimonia contou com a presença da Primeira Dama, Michelle Bolsonaro, que é professora de Libras ((Língua Brasileira de Sinais), e da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que é cadeirante e tem forte atuação parlamentar a favor do segmento.

Rankings

O Ranking de Acessibilidade está previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade (RGA) e resultou em diversas fiscalizações realizadas pela Anatel em 2018. Para o cálculo, foram consideradas a acessibilidade na página da Internet (chamada pela agência de API), o atendimento especializado em estabelecimentos (ASA), a eficiência dos mecanismos de interação nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA) e as ações voluntárias (AVI).

O resultado foi:

Posição no Ranking Prestadora
1º lugar TIM
2º lugar Vivo
3º lugar Oi
4º lugar Sky
5º lugar Claro

Em relação a cada indicador verificado (API, ASA, ERA e AVI), as avaliações foram as seguintes:

Classificação API ASA ERA AVI
TIM Vivo Oi TIM
SKY SKY Vivo VIVO
Claro Claro TIM Claro
Oi TIM Claro Oi
Vivo Oi SKY SKY

 

Avatar photo

Abnor Gondim

Artigos: 787