TIM libera chamadas VoLTE para clientes corporativos

Tecnologia, antes exclusiva para pessoas físicas com planos pós-pagos, agora funciona para empresas que contratam o serviço da operadora. Mas o uso depende da cidade e da compatibilidade do aparelho celular.

4g-lte-logo

A TIM liberou para seus assinantes do segmento corporativo o uso da tecnologia VoLTE (voz sobre LTE, na sigla em inglês), nesta semana. A tecnologia permite que ligações de voz sejam realizadas através de redes 4G. A funcionalidade foi lançada pela companhia em junho do ano passado, em Brasília, para o pós-pago, e já está ativada em 1.445 cidades em todo o Brasil.

Além de permitir que a operadora trafegue voz pela rede 4G, arquitetada para transmissão de dados, o VoLTE também traz melhor definição de voz, conclui a ligação mais rapidamente que no 3G e reduz o gasto de bateria.

Mas não é todo mundo que conseguirá usar a tecnologia. É preciso, primeiro, estar na área de cobertura 4G da operadora, em uma das cidades em que o VoLTE foi ativado. Também é preciso possuir um celular compatível. No Brasil, há cerca de 40 modelos à venda. Entre os quais, iPhones SE, 6, 7, 8 e X, da Apple; Motorola G4, G5, Z2 Play, X4; e Samsung Galaxy A5, A6, S6, S7, S8.

Para quem não está em uma das áreas cobertas, as chamadas são realizadas normalmente pelo 3G. Quem está em uma área coberta com VoLTE, recebe a ligação normalmente. A TIM garante que não há alteração nas tarifas de chamadas, nem impacto sobre a franquia de dados. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122