TIM leva 4G em 700 MHZ para Mineração Morro do Ipê

A mineradora terá cobertura em 100% de suas unidades, englobando centrais de controle, monitoramento e produção
TIM leva 4G para Mineração Morro do Ipê
TIM leva 4G para Mineração Morro do Ipê

A Mineração Morro do Ipê decidiu conectar as operações da companhia com a tecnologia 4G em 700 MHz. Para isso, fechou um acordo com a TIM e vai levar a plataforma para duas minas na região de Brumadinho (MG).

Fundada em 2016, a mineradora gerencia as minas Ipê e Tico-Tico, além de unidades de processamento de minério de ferro localizadas na região de Serra Azul, também em Minas Gerais.

Com todas as antenas em operação, a Mineração Morro do Ipê terá cobertura em 100% do polígono estimado de suas unidades, englobando centrais de controle, monitoramento e produção, entre outros. A TIM também disponibilizará a tecnologia Narrow Band IoT (NB-IoT), que amplia em mais de 40% o alcance de sinal e permite baixo consumo de bateria por equipamentos.

Mais telefonia

Segundo Cristiano Parreiras, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Mineração Morro do Ipê ressalta que foi conduzido um projeto de melhoria do sinal de telefonia com a 4G, que é pública. “O projeto possibilitou a ampliação da cobertura de sinal de celular no entorno das nossas operações, em Brumadinho, levando o acesso à internet móvel de alta velocidade e cobertura para ligações celulares na região.”

Alexandre Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da operadora, lembra que a empresa tem uma forte atuação no agronegócio. “Estamos levando a experiência da solução de redes dedicadas 4G da TIM para outros segmentos estratégicos, como o de mineração, muito relevante para a economia de Minas Gerais. A conectividade é o grande habilitador da transformação digital das empresas e estamos muito felizes em poder ajudar a Mineração Morro do Ipê no seu processo de digitalização”, comemora o executivo.

A TIM tem avançado em outras áreas também, como ecovias. Corumbá de Goiás e São Luiz do Norte (GO) são as duas primeiras cidades já beneficiadas com o  4G implantado pela operadora para projeto da Ecovias do Araguaia nas rodovias que compõem o Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080).

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10596