TIM Brasil contrata NEC e Cisco para melhorar desempenho da rede

A Cisco e a NEC se juntaram para desenvolver melhor qualidade de serviço de rede para a TIM Brasil

TIM melhorias NEC Cisco

A Cisco e a NEC foram contratadas pela TIM Brasil para melhorar o desempenho da rede, a qualidade do serviço e a visibilidade de ponta a ponta da infraestrutura. A tele identificou áreas-chave para melhoria, incluindo automação e qualidade da rede.

Segundo as empresas, a TIM busca desenvolver a Qualidade da Experiência (QoE, na sigla em inglês) e a Qualidade do Serviço (QoS, na sigla em inglês) para obter insights sobre a percepção e satisfação do cliente (NPS) por meio de visibilidade, monitoramento e análise de desempenho.

Para atingir estes objetivos, a Cisco e a NEC propuseram uma solução que expande o monitoramento da rede, contemplando todos os domínios de transporte, desde roteadores de estação rádiobase até backhaul metropolitano e regional, e backbone nacional, incluindo redes de terceiros.

A plataforma Accedian Skylight (agora parte da Cisco), que utiliza sensores inteligentes distribuídos através de Smart SFPs e algoritmos de IA/ML (Inteligência Artificial/Machine Learning), será implementada para fornecer uma visão centralizada de toda a rede.

“Juntos, pretendemos redefinir os padrões da indústria e oferecer uma infraestrutura de telecomunicações mais avançada no Brasil”, disse Marco Di Costanzo, CTO da TIM Brasil.

Com suporte local da NEC no Brasil, a iniciativa inclui o fornecimento de novas plataformas de hardware e software, serviços de instalação e consultoria, treinamento, além de um contrato de suporte de três anos.

“Juntamente com a NEC e a TIM Brasil, estamos demonstrando como podemos aproveitar algoritmos de IA/ML para coletar, gerenciar e processar bilhões de pontos de dados que podem resultar no sucesso ou fracasso da rede”, disse Kevin Wollenweber, vice-presidente sênior e gerente geral de Data Center e Conectividade de Provedores da Cisco Networking.

Com a inovadora plataforma Accedian Skylight implementada, a TIM Brasil pode operar com maior agilidade e reagir rapidamente com decisões informadas para evitar problemas de rede, afirmam as empresas. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11112