Tely instala infraestrutura de conectividade subterrânea em data centers do RJ

Mais resilientes do que as aéreas, rotas subterrâneas chegam aos centros de dados de Scala, Odata e Equinix, interligando-os a outras unidades no território fluminense
Tely instala rotas subterrâneas de conectividade em data centers do RJ
Infraestrutura da Tely conecta três data centers a outras unidades no território do RJ (crédito: Freepik)

A Tely, provedora de serviços de telecomunicações, informou, nesta segunda-feira, 5, que instalou três rotas completamente subterrâneas de infraestrutura de conectividade até data centers localizados na cidade de São João de Meriti, na região metropolitana do Rio de Janeiro. As unidades contempladas são os complexos de Scala, Odata RJ1 e Equinix RJ3.

Na região, até então, as soluções de conectividade se concentravam em redes aéreas, mais sujeitas ao vandalismo e demais problemas recorrentes de áreas carentes do estado do Rio de Janeiro.

Diante desse cenário, a empresa instalou uma solução com três rotas subterrâneas distintas, interligando os principais centros de dados presentes no território fluminense, como Equinix RJ1 e RJ2, Cirion, Teleporto e CLS Globenet.

“O resultado é maior resiliência e estabilidade na transmissão de dados para seus clientes, além de entregar a menor latência entre esses pontos, conectando-os também ao backbone operacional do gasoduto na rota RJ-SP”, afirma a empresa, em nota.

Segundo a Tely, a infraestrutura foi construída a partir de um investimento realizado no ano passado. A intenção era de expandir a sua estrutura na região Sudeste. Além disso, a companhia fez um aporte financeiro para consolidar sua posição na região Nordeste, com foco em levar conectividade a diversas áreas remotas e abrir espaço para projetos de conexão móvel 4G e 5G.

Em nota, a empresa diz que busca assumir um papel de destaque em transmissão de dados, sobretudo no que diz respeito a soluções de baixa latência.

“Esse é o maior compromisso da Tely com os seus clientes, oferecer conectividade pensando sempre na melhor infraestrutura possível em sua área de atuação”, diz Eduardo Lites, diretor Comercial de Atacado da Tely e managing director da Tely Americas, empresa americana do mesmo grupo.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10510