Teles querem formar joint venture de publicidade digital na Europa
Quatro gigantes europeias do setor de telecomunicações apresentaram à Comissão Europeia, na sexta-feira passada, 6, uma proposta de criação de uma joint venture dedicada à atividade de publicidade digital. A intenção é que a empresa dê suporte para serviços de anúncios direcionados por terceiros, incluindo elementos de privacidade para controle do consumidor.
A proposta envolve a alemã Deutsche Telekom, a francesa Orange, a espanhola Telefónica e a britânica Vodafone.
O quarteto ainda não fez um pronunciamento público a respeito da iniciativa, mas se espera que a Comissão Europeia avalie a formação da joint venture até o dia 10 de fevereiro.
O registro do pedido de aprovação indica que o controle sobre a empresa a ser constituída ficaria dividido igualmente entre as quatro gigantes – ou seja, cada uma teria 25% de participação no negócio.
Conforme o documento, o empreendimento deve atuar como uma “solução de identificação digital orientada para a privacidade para apoiar as atividades de marketing digital e publicidade de marcas e editoras”.
Além disso, a joint venture deve gerar um token de uma identidade interna pseudônima criptografada vinculada à assinatura de rede de um usuário. O recurso deve ser fornecido pelas operadoras participantes.
O registro aponta que o token permitirá que a marca ou a editora possam reconhecer um usuário sem revelar qualquer dado pessoal diretamente identificável. Desse modo, é possível otimizar a entrega de publicidade online e aperfeiçoar a navegação em um site ou aplicativo.
Os usuários, por sua vez, terão acesso a um portal de privacidade no qual poderão revisar o consentimento dado a marcas e editoras a qualquer momento.