Telefonia móvel adiciona 1,82 milhão de acessos em março
O segmento de telefonia móvel cresceu 0,71% em março, em relação a fevereiro, com adição de 1,82 milhões de usuários. No trimestre, a expansão foi de 1,02%. Os dados foram divulgados pela Anatel. Como resultado, o Brasil chegou a 258,27 milhões de acessos móveis.
A base de planos pós-pagos foi a que mais cresceu. Adicionou 1,18 milhão de clientes, alta de 0,87% em março sobre fevereiro. Com isso, atingiu 138,63 milhões de acessos. No primeiro trimestre do ano, o pós adicionou 2,12 milhões de usuários.
O pré-pago também cresceu. A modalidade adicionou 638,94 mil acessos, terminando o mês com 119,64 milhões de usuários, alta de 0,54%. Com isso, compensou retração vista em fevereiro, e encerra o trimestre em alta de 0,4%.
5G DSS em expansão
Os dados da Anatel mostram a transição tecnológica que vem acontecendo aos poucos no mundo móvel, com retração constante do 2G, continuidade do crescimento do 4G e a chegada da quinta geração. Como se vê abaixo, o 5G DSS se aproxima dos 2 milhões de usuários no país. Quase um quarto destes foram conectados neste ano.
Tecnologia | 01/2022 | 02/2022 | 03/2022 | Adições Mar | Mar/Fev | 1º Tri |
2G | 27.490.561 | 27.822.315 | 27.104.945 | -717.370 | -2,58% | -1,40% |
3G | 28.400.413 | 28.370.811 | 28.498.156 | 127.345 | 0,45% | 0,34% |
4G | 198.245.848 | 198.551.421 | 200.680.035 | 2.128.614 | 1,07% | 1,23% |
5G-DSS | 1.531.747 | 1.699.373 | 1.989.427 | 290.054 | 17,07% | 29,88% |
Competição
Quanto à disputa por clientes, a Vivo atraiu o maior número de novos usuários em termos absolutos em março. A tele terminou o mês com 85,3 milhões de assinantes pós ou pré-pagos. A segunda colocada foi a Claro, com 71,8 milhões. E a TIM ficou em terceiro, com 52,3 milhões de acessos.
Todos estes números vão mudar daqui a um ano, com a distribuição dos 42 milhões de consumidores da Oi Móvel entre o trio. Vale lembrar, TIM, Vivo e Claro compraram cada uma uma parte da Oi Móvel e começam nas próximas semanas as etapas de absorção dessa base.
Empresa Total | 01/01/2022 | 01/02/2022 | 01/03/2022 | Adições Mar | Mar/Fev | 1º Tri |
VIVO | 84.274.053 | 84.605.032 | 85.301.919 | 696.887 | 0,82% | 1,22% |
CLARO | 70.789.192 | 71.192.430 | 71.804.134 | 611.704 | 0,86% | 1,43% |
TIM | 52.136.071 | 52.083.233 | 52.304.518 | 221.285 | 0,42% | 0,32% |
OI | 42.204.793 | 42.138.191 | 42.078.291 | -59.900 | -0,14% | -0,30% |
No pós-pago, segmento de mais alto valor, também a Vivo se destacou nas adições em março frente às rivais, com mais de meio milhão de novos acessos. A Oi apresentou perda de clientes, a única em as quatro operadoras móveis.
Empresa / Pós-pago | 01/01/2022 | 01/02/2022 | 01/03/2022 | Adições Mar | Mar/Fev | 1º Tri |
VIVO | 50.012.510 | 50.376.044 | 50.902.962 | 526.918 | 1,05% | 1,78% |
CLARO | 41.642.441 | 42.013.461 | 42.466.529 | 453.068 | 1,08% | 1,98% |
TIM | 23.037.956 | 23.121.044 | 23.215.034 | 93.990 | 0,41% | 0,77% |
OI | 16.957.576 | 16.919.752 | 16.859.658 | -60.094 | -0,36% | -0,58% |
Total Geral | 131.650.483 | 132.430.301 | 133.444.183 | 1.013.882 | 0,77% | 1,36% |
No pré-pago, a Claro fica à frente da TIM em adições. Mas novamente a Vivo liderou no mês de março, em termos absolutos. A Oi ficou estável – a empresa tem mais clientes nesta modalidade do que no pós-pago (que inclui os chamados planos controle), assim como a TIM.
Empresas / Pré-pago | 01/01/2022 | 01/02/2022 | 01/03/2022 | Adições Mar | Mar/Fev | 1º Tri |
VIVO | 34.261.543 | 34.228.988 | 34.398.957 | 169.969 | 0,50% | 0,40% |
CLARO | 29.146.751 | 29.178.969 | 29.337.605 | 158.636 | 0,54% | 0,65% |
TIM | 29.098.115 | 28.962.189 | 29.089.484 | 127.295 | 0,44% | -0,03% |
OI | 25.247.217 | 25.218.439 | 25.218.633 | 194 | 0,00% | -0,11% |
Total Geral | 117753626 | 117588585 | 118044679 | 456.094 | 0,39% | 0,25% |