Telefonia Fixa e TV Paga registram novo encolhimento em abril
O mercado brasileiro de telefonia fixa encolheu novamente em abril, em relação ao mês anterior, apontam dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A retração foi de 0,21%, depois do cancelamento de 54,79 mil linhas. Com isso, passou a ter no país 26,51 milhões de clientes do serviço.
As operadoras de grande porte tinhas 23 milhões dos clientes em abril, depois de desligarem 180,4 mil deles, uma queda de 0,8%. Já as empresas de pequeno porte adicionaram 125,67 mil linhas, crescendo 3,7%, e chegando a 3,38 milhões de clientes. Com isso, as grandes operadoras Claro, Vivo, Oi e TIM eram responsáveis, em conjunto, por 86,8% do mercado nacional de STFC. Já as pequenas por 13,2%, variação de 0,5 ponto percentual.
A fibra segue como tecnologia em expansão. Depois de superar o cabo metálico em meados de 2022 em quantidade de acesso, cresce sem parar. Atualmente é responsável por 11,8 milhões dos acessos, enquanto o cobre tem 9,56 milhões, conforme os dados da Anatel.
Tecnologia | 01/03/2023 | 01/04/2023 | Adições | Variação |
Cabo Coaxial | 4220127 | 4183303 | -36824 | -0,87% |
Cabo Metálico | 9733200 | 9564590 | -168610 | -1,73% |
Fibra | 11656235 | 11856690 | 200455 | 1,72% |
Rádio | 958597 | 908773 | -49824 | -5,20% |
Satélite | 298 | 306 | 8 | 2,68% |
Das empresas, a Claro é a que tem a maior quantidade de clientes em telefonia fixa, mas foi a que mais delisgou usuário. A segunda empresa com mais usuários é a Oi, depois a Vivo.
Empresa | Março | Abril | Adições | Variação |
CLARO | 7.971.803 | 7.893.501 | -78.302 | -0,98% |
OI | 7.591.561 | 7.527.695 | -63.866 | -0,84% |
VIVO | 6.905.406 | 6.871.784 | -33.622 | -0,49% |
ALGAR (CTBC TELECOM) | 1.281.860 | 1.279.032 | -2.828 | -0,22% |
TIM | 719.316 | 714.632 | -4.684 | -0,65% |
EB FIBRA (Alloha Fibra) | 336.892 | 338.597 | 1.705 | 0,51% |
BRISANET | 304.240 | 303.507 | -733 | -0,24% |
AMERICA NET | 296.844 | 298.725 | 1.881 | 0,63% |
TV Paga também encolheu
Outro serviço de telecomunicação tradicional que encolheu em abril foi o de TV por assinatura. O mês registrava 11,8 milhões de usuários, 179 mil a menos do que em março. O número reflete a busca do consumidor por serviços não regulados concorrentes, como streaming.
Das competidoras no segmento, Claro mantém-se líder, com 5,82 milhões de acessos. Seguida por Sky, com 3,79 milhões; Oi, com 2,3 milhões; e Vivo, com 879,75 mil. A Oi foi a empresa que mais desligou clientes no mês, encolhendo 2,94% no segmento.
Empresa | Março | Abril | Adições | Variação |
CLARO | 5.884.817 | 5.826.263 | -58.554 | -1,00% |
SKY/AT&T | 3.855.381 | 3.795.963 | -59.418 | -1,54% |
OI | 2.371.181 | 2.301.432 | -69.749 | -2,94% |
VIVO | 884.185 | 879.753 | -4.432 | -0,50% |
TECNOSERVE PROVEDORES DIGITAIS LTDA | 48.857 | 49.416 | 559 | 1,14% |
TRIPLE PLAY | 36.096 | 35.582 | -514 | -1,42% |
BRISANET | 31.203 | 30.689 | -514 | -1,65% |
NOSSATV | 30.298 | 30.311 | 13 | 0,04% |
OPCAONET INFORMATICA LTDA – EPP | 28.750 | 29.337 | 587 | 2,04% |
UNIFIQUE | 25.448 | 25.649 | 201 | 0,79% |
Outros | 237.612 | 227.712 | -9.900 | -4,17% |