Telecom tem maior queda nacional no volume de serviços em 2022

Índice fecha 2022 com queda acumulada de 6,7%, diz IBGE. Volume nacional foi de uma alta de 8,3%.
Telefonia móvel e fixa é calculada em item de telecom, que apresentou queda no volume de serviços em 2022 (Crédito: Freepik)

O volume de serviços do setor de telecom fechou 2022 com queda de 6,7%, considerando o acumulado do ano. O dado foi apurado na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada na última sexta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, o desempenho do setor de telecom foi o de menores resultados comparados aos demais itens avaliados. O índice geral, que envolve todas as áreas, mostrou um crescimento de  8,3% no acumulado do ano (saiba mais abaixo).

A PMS calcula o setor de telecom como um subitem dos Serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC), que fechou o ano com crescimento acumulado de 3,5%.  Entre os três componentes deste índice, telecomunicações foi o único com queda. Veja:

Subitem Acumulado em 2022
Serviços de tecnologia da informação 16,6%
Serviços audiovisuais 2,2%
Telecomunicações -6,7%

O IBGE considera como serviço de telecomunicações: telefonia fixa ou móvel, telecom por satélite, Voip, provedores de acesso à internet, TV por assinatura, Serviços de comunicação multimídia (SCM), Serviços de redes de transportes de telecomunicações (SRTT) e demais serviços de telecom por fio ou sem fio. 

Os Serviços de Tecnologia da Informação são: programação de aplicativos e softwares, web design, consultoria ou suporte em TI e o tratamento de dados ou informações.

Já os serviços audiovisuais são os relativos à produção cinematográfica ou publicitária, serviços de dublagem, mixagem sonora, edição de vídeos, além das atividades de rádio e TV aberta. 

 

Comparativo

 

Em 2021, os serviços de TICs fecharam o ano com um crescimento de 9,4%, no entanto, o setor de telecomunicações também apresentou queda, embora menos significativa em relação a este ano. Veja abaixo os resultados de 2021:

Subitem Acumulado em 2021
Serviços de tecnologia da informação 24,8%
Serviços audiovisuais -0,2%
Telecomunicações 10,1%

 

Veja os resultados completos da PMS 2022 neste link.

Avatar photo

Carolina Cruz

Repórter com trajetória em redações da Rede Globo e Grupo Cofina. Atualmente na cobertura dos Três Poderes, em Brasília, e da inovação, onde ela estiver.

Artigos: 912