Telecall conecta a Sapucaí com WiFi e fibra para Globo e TIM

Telecall vai fornecer WiFi a dois camarotes de celebridades da Globo e influenciadores, além de parte da infraestrutura para a rede 5G da TIM no sambódromo

Arcos da Sapucaí, foto de Luciano Guelfi (CC-BY)

A operadora regional Telecall estará presente no Carnaval 2023 do Rio de Janeiro, dentro do sambódromo. A empresa será responsável pela conectividade da Rede Globo, que terá sua tradicional transmissão dos desfiles, bem como também o WiFi dos Camarotes Nosso e Global. A expectativa é que cerca de 3.500 aparelhos estejam conectados por dia na Sapucaí.

Além do Nosso Camarote, da Carol Sampaio, a empresa vai oferecer conectividade no Meeting Point do Cassino Atlântico, ao lado do Fairmont, e conectividade da produção na Sapucaí. A expectativa é que passem 3 mil pessoas por dia no camarote.

Estão sendo instalados 24 access points de alto desempenho. Já no camarote Global, haverá conectividade para produção e para clientes, o que deve resultar em 300 pessoas por dia.

A Telecall também será responsável pela infraestrutura de fibra para conectividade do 5G da TIM na Sapucaí.

Além de fornecedora de infraestrutura para redes WiFi e móveis no varejo e para outras operadoras, a Telecall é também agregadora de MVNOs, segmento em que atua utilizando infraestrutura móvel da Vivo. É responsável pelo fornecimento de fibra apagada para o Facebook no Brasil, para quem construiu um anel óptico subterrâneo de 114 km do Rio de Janeiro. O contrato de manutenção vai até 2038.

Carnaval conectado

Além de Telecall e TIM, há expectativa de que mais empresas reforcem a rede para o Carnaval deste ano no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Em 2022, a Globo testou a transmissão de imagens via 5G por cinegrafistas na passarela, ao lado da Claro, usando tecnologia da Ericsson ativados em espectro de ondas milimétricas (26 GHz). Na ocasião, cada “mochilink” de cinegrafista transmitiu até 2,5 Gbps de dados à central de imagens da emissora.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4159