Telebras registra prejuízo de R$ 26,9 milhões no 3º trimestre
A Telebras fechou o terceiro trimestre de 2022 com prejuízo líquido de R$ 26,9 milhões ante os R$ 49,7 milhões do resultado obtido em igual período do ano anterior. No segundo trimestre deste ano, o prejuízo da estatal ficou em R$ 32,3 milhões.
No 3T22, a receita operacional líquida atingiu R$ 101,7 milhões, 55,2% ou R$ 36,2 milhões superior à receita reconhecida no 3T21, que foi de R$ 65,5 milhões. Com relação ao 2T22, a receita apresentou aumento de 20,2% (R$ 84,6 milhões no 2T22).
De acordo com o balanço da companhia, no final do 3T22, o faturamento médio de banda larga ativada e faturada totalizou 995.302 MBPs (487.475 MBPs no 3T21), o que representou um ganho líquido de 104,2%. Essa alta foi justificada pelo faturamento da Dataprev, que estava pendente de autorização. Em relação ao 2T22 (941.275 MBPs), o aumento foi de 5,7%.
O indicador de churn ao final do 3T22 foi de 1,83%, apresentando aumento de 50% em relação ao 3T21, que foi de 1,22%. Segundo o relatório da Telebras, o Arpu médio no 3T22 foi de R$ 284,1 mil, resultado de um aumento de 52,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse avanço está ligado principalmente à expansão dos serviços gerados a partir do satélite geoestacionário.
Investimentos
Os custos e despesas operacionais (exceto depreciação e amortização) totalizaram R$ 118,8 milhões no 3t22, crescimento de 30,4% na comparação com o 3T21 (R$ 91,1 milhões). Com relação ao 2T22, houve um aumento de 34,7% (R$ 88,2 milhões). O incremento ocorrid, é explicado basicamente pela concessão do aumento salarial de 10,56% em função do dissídio coletivo julgado a favor dos colabores da Telebras. O reajuste foi retroativo ao mês de novembro de 2021 e foi pago em agosto de 2022.
No 3T22, o EBITDA Ajustado foi de R$ 48,7 milhões, acréscimo de 65,8% em relação ao 3T21 (R$ 29,4 milhões) e redução de 13,1% em comparação ao 2T22 (R$ 56,0 milhões).
Nos nove meses de 2022, a Telebras realizou investimentos da ordem de R$ 64,6 milhões (R$ 26,2 milhões nos 9M21), aumento de 146,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. O montante investido foi aplicado da seguinte forma: 7% no segmento satelital, 91,8% no segmento terrestre e 0,8% em ativos de informática.