Telebras lança serviço via satélite para ISP

O TelebrasSAT oferece a capacidade do satélite para os provedores de internet usarem como outra alternativa de conexão nas localidades mais remotas

Atualizada às 19 horas

O SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégica) da Telebras tem agora um novo serviço – além de prover comunicação para os militares e banda larga para as escolas e postos de saúde . Vai ser usado também para os provedores de internet terem outra alternativa de oferta de conexão nas localidades mais remotas, onde as redes terrestres não têm viabilidade econômica.

Segundo o diretor Comercial da estatal, Hélcio Vieira, o TelebrasSAT, que foi lançado no Abrint 2019,   é a comercialização da capacidade do satélite para os pequenos provedores de internet. “A Telebras não pode oferecer serviço de banda larga para o consumidor final, mas ela atua quase como um regulador de preço do mercado, pois, onde está presente, os preços caem”, avalia Vieira.

Embora não diga quais serão os preços cobrados para os provedores, pois segundo ele,  variam conforme o volume de links contratados, Vieira explica que o produto da empresa tem dois importantes diferenciais: oferece a mesma capacidade de 20 Mbps de download e 2 Mbps de upload em todo o território brasileiro, e o nível de segurança é acima da média, já que um de seus centros de controle está com o grau Tier 4 e o outro Tier 3. Os pacotes oferecidos para os provedores preveem franquias de 20, 50 e 100 GBps.

Avatar photo

Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
[email protected]

Artigos: 2294