SES, ThinKom e Hughes lançam serviço de conectividade via satélite para missões aéreas críticas

Solução multiórbita ThinKom ThinAir Ka2517 deve providenciar alto desempenho capaz de prover suporte a várias operações aéreas governamentais
SES, ThinKom e Hughes lançam serviço de conectividade via satélite
Parceria de SES, ThinKom e Hughes deve providenciar suporte a missões aéreas com tecnologia via satélite (crédito: Divulgação)

Em parceria, as empresas de conectividade via satélite SES, ThinKom e Hughes demonstraram, nesta quarta-feira, 8, um serviço multiórbita de alto desempenho capaz de oferecer suporte a várias soluções para missões aéreas governamentais.

A apresentação do terminal ThinKom ThinAir Ka2517 ocorreu nas redes de satélite de órbita terrestre média (MEO, na sigla em inglês) e geoestacionária (GEO) da SES durante testes nas instalações da ThinKom, em Hawthorne, e em uma aeronave em Mojave, ambos na Califórnia (Estados Unidos).

Para permitir o roaming entre os satélites, a arquitetura incluía o modem aerotransportado HM400 da Hughes Network Systems. O teste validou o lançamento formal do mais recente software ThinAir Ka2517, acompanhado do modem da Hughes para operações MEO e GEO.

As empresas informaram que a antena Ka2517 foi projetada para satélites comerciais de bandas Ka e mil-Ka operando em 17,7 – 21,2 GHz (link direto) e 27,5 – 31 GHz (link de retorno), as quais fornecem para governos e forças armadas amplas capacidades de comunicação aérea.

O Ka2517 está em operação nos serviços GEO da SES e no satélite SES-17 de alto rendimento. As antenas também fornecem serviço contínuo para aeronaves do governo dos Estados Unidos há cinco anos. A nova capacidade MEO e GEO deve providenciar um desempenho acima da média e resiliência multiórbita para o sucesso de missões críticas, especialmente em ambientes contestados.

“À medida que a indústria muda para um modelo multiórbita para aumentar o desempenho e a resiliência, a ThinKom está liderando o caminho com uma plataforma de arquitetura aberta flexível para oferecer suporte à conectividade de todas as órbitas para todas as missões”, disse, em nota, Bill Milroy, cofundador e chefe técnico da ThinKom.

No início da operação, o sistema O3b mPOWER MEO, da SES, com milhares de feixes pontuais orientáveis de alto desempenho e baixa latência, fornecerá um serviço de conectividade para enviar e receber dados de alto volume e desbloquear o acesso completo a informações em tempo real, imagens em alta resolução e vídeos para missões aéreas do governo norte-americano.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10575