Tecnologia identifica usuário pelo tamanho do ouvido
A fabricante japonesa NEC está propondo uma mudança profunda na forma como identificar os usuários de tecnologia. A companhia afirma ter criado uma tecnologia de identificação individual baseada no som. O sistema biométrico usa a ressonância dentro do ouvido humano para reconhecer o formado do ouvido, único em cada ser humano.
Para ser aplicada, a tecnologia depende de fones de ouvido com microfones embutidos. O método consegue reconhecer um indivíduo com probabilidade de acerto maior que 99%.
“Como não exige uso de equipamentos específicos de identificação, o sistema permite uma autenticação contínua, inclusive em movimento de pessoas realizando tarefas, que simplesmente estejam usando o fone de ouvido com microfone”, explica Shigeri Yamagata, responsável pela pesquisa na NEC Corporation, matriz da empresa homônima brasileira.
A companhia enxerga grande potencial na tecnologia. Estima que em 2018 cheguem ao mercado aplicações com o sistema embarcado. Entre os possíveis uso, cita a prevenção a fraudes em serviços de manutenção, gerenciamento de infraestrutura crítica, transmissões confidenciais de mensagens por telefonia móvel ou fixa, ou mesmo orientação direcionada para indivíduos (educação e treinamentos).
Essa não é primeira invenção da NEC na biometria. A companhia japonesa tem patentes também em reconhecimento facial e identificação de impressões digitais. (Com assessoria de imprensa)