Produção do Setor eletroeletrônico despenca em janeiro

A produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos recuaram 38,8% no mês, comparado a um ano antes.

grafico-negativo-seta-executivo-descendoA produção do setor eletroeletrônico apontou retração de 30,1% em janeiro de 2016 na comparação com o mesmo mês de 2015, segundo dados do IBGE agregados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). A produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos recuaram 38,8% no mês, comparado a um ano antes.

A queda registrada em janeiro é resultado do recuo de 38,8% da indústria eletrônica e do decréscimo de 23% na atividade da indústria elétrica. “Este número é alarmante, pois a base de comparação com janeiro do ano passado é muito fraca, uma vez que a produção do setor havia recuado 14% em relação a janeiro de 2014”, diz o presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato. Segundo ele, a retração tanto para bens destinados ao consumo como aos investimentos produtivos reflete a gravidade da situação econômica do país.

Nos últimos 12 meses, a produção da indústria eletroeletrônica sofreu queda de 22,4%, sendo: redução de 31,3% nas atividades da indústria eletrônica; e retração de 13,9% na indústria elétrica. “Os péssimos números demonstram a necessidade de que a crise política seja resolvida o mais rápido possível. Este impasse, que causa paralisia na atividade econômica, é insustentável para a indústria”, conclui o presidente da Abinee.

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 529