T-Mobile realiza teste de campo com 5G em 28 GHz nos EUA

Operadora instalou equipamentos Nokia e Intel no centro de cidade no Noroeste do país para avaliar como será a integração da altíssimas frequências com as mais baixas, usadas hoje na telefonia móvel.

Intel-5G-Modem

A operadora T-Mobile, dos Estados Unidos, concluiu testes de campo usando a tecnologia 5G em espectro de 28 GHz. O teste aconteceu na cidade de Bellevue, no estado de Whashington, no Noroeste do país. Participaram os fornecedores Intel e Nokia, a primeira usando um chipset para dispositivos móveis (MTP), e a segunda, o protótipo de rádio de deverá ser seu produto comercial para redes móveis de quinta geração (AirScale 5G).

Essa é a primeira vez que empresas conseguem testar a viabilidade do uso das ondas milimétricas (aquelas com frequências acima de 24 GHz) fora do laboratório, no centro de uma cidade. As empresas não aprofundaram detalhes dos testes. Afirmam, apenas, que durante o experimento procuraram ver como integrar as ondas milimétricas a redes que usam espectro mais baixo, a partir de 600 MHz.

A esperança dos fornecedores de equipamentos de rede é que a 5G multiplique a quantidade de antenas das operadoras. Dessa forma, a cobertura de espectro de baixa frequência poderia se complementar ao de alta frequência, e originar novos modelos de negócios.

A grande diferença da 5G para as gerações anteriores deverá se sua ampla banda para transmissão de dados e baixa latência, permitindo a criação de aplicações que precisam de conectividade integral e em tempo real, como carros autônomos e telemedicina. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122