Suspensa há 13 anos, 5ª Conferência de CT&I está prevista para junho de 2024
O governo federal confirmou nesta quarta-feira, 12, a previsão de realizar a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em junho de 2024. O encontro vai debater um plano de políticas públicas para o setor a ser executado entre 2025 a 2035.
A última edição da Conferência ocorreu em 2010. A volta do encontro foi comemorada em cerimônia realizada no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 12, que marcou a retomada de uma série de estruturas de desenvolvimento de estratégias em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que estavam suspensas nos últimos anos.
Na solenidade, o governo federal anunciou que o secretário-geral da 5ª Conferência de CT&I será o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende. No próximo semestre, 60 entidades serão convidadas para compor a comissão organizadora (veja cronograma mais abaixo).
“A perspectiva de termos uma conferência com uma comunidade [científica] cada vez maior, cada vez mais experiente e contribuindo mais para a ciência e desenvolvimento da sociedade brasileira, vai marcar época”, disse Rezende na cerimônia.
Uma das questões a serem analisadas durante a Conferência é o uso dos recursos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ), entre os programas em debate está o Conecta e Capacita, que discute o acesso à estrutura de inovação pela população em situação de vulnerabilidade.
Cronograma para 5ª Conferência de CT&I
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) pretende publicar uma portaria que dispõe sobre a organização da 5ª Conferência de CT&I ainda esse mês, durante a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 23 a 29 de julho na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.
O segundo passo será o convite das entidades que vão compor a comissão organizadora. A chamada será feita também pelo MCTI.
Em agosto, a comissão organizadora vai escolher a comissão executiva e, a partir daí, as definições para o encontro nacional.
Até junho do ano que vem, quando a conferência será realizada, Rezende pretende promover reuniões regionais para construção do plano estratégico decenal.