SpaceX também vai lançar um dos satélites Viasat-3
A operadora de satélites norte-americana Viasat contratou a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, para lançar um dos satélites ViaSat-3, entre 2020 e 2022. O lançamento acontecerá do Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida, e usará um foguete Falcon Heavy.
A Viasat escolheu o SpaceX Falcon Heavy por sua capacidade de voar com injeção eletrônica, posicionando um satélite ViaSat-3 extremamente próximo da órbita geoestacionária – como resultado, a espaçonave pode começar o teste em órbita rapidamente após o lançamento, em vez de passar semanas ou meses realizando manobras de órbita. Espera-se que isso permita que a Viasat ligue seu serviço de banda larga de velocidade ultra-alta muito mais rápido após o lançamento do que é possível com outros veículos de lançamento.
A missão ViaSat-3 será composta por três satélites de banda Ka. Um vai cobrir as Américas, outro, e Europa, Oriente Médio e África (EMEA), e o terceiro, a região da Ásia-Pacífico (APAC). A companhia diz que cada satélite terá mais de 1 Terabit por segundo de capacidade de rede e poderá direcionar dinamicamente a capacidade até onde os clientes estão localizados. (Com assessoria de imprensa)