Solução da TBNet de chip multioperadoras visa o mercado varejista

Unidade de telecom da TecBan desenvolveu um chip para até quatro operadoras, que permite a conectividade mesmo que alguma delas falhe
Alexandre Coelho, gerente executivo da TBNet. Empresa quer expandir chip multioperadoras para o mercado | Foto: divulgação
Alexandre Coelho, gerente executivo da TBNet. Empresa quer expandir chip multioperadoras para o mercado | Foto: divulgação

A TecBan tem unidades do Banco24Horas instaladas em mais de 1.200 cidades no país e mais recentemente lançou um modelo portátil do seu caixa eletrônico para ser instalado em locais com mais dificuldades logísticas para ter o convencional.

E para garantir que o Atmo, nome dado ao dispositivo portátil de caixa eletrônico, não fique sem conectividade, a unidade de telecom da empresa, TBNet, desenvolveu uma solução de um chip múltiplo, que permite até quatro operadoras, garantindo a conexão mesmo que algumas delas falhem.

“Atualmente, estamos com essa solução em quase 1.000 pontos. O produto ainda está em MVP (fase de validação), mas tem potencial para ir logo para o mercado”, afirma Alexandre Coelho, gerente executivo da TBNet.

De acordo com o executivo, a ideia é que a solução de conectividade seja usada pelos varejistas para garantir que não haja queda de sinal nas maquininhas de cartão. “O produto pode ser uma opção para regiões mais longínquas, onde há carência de infraestrutura de telecom. Trata-se de um SIM card que faz uma comutação nas diversas operadoras e escolhe a que está funcionando melhor”, explica Coelho.

A gestão do produto é feita pela TBNet de forma remota e não há necessidade de um técnico para instalação do SIM card ou para avaliar qual a operadora está entregando melhor sinal a cada momento.

Soluções mais robustas

O gerente da TBNet explica que o tempo de comutação entre as operadoras é o suficiente para que a maquininha não fique sem conexão, mas a empresa tem soluções mais robustas para clientes, como empresas do sistema financeiro e grandes varejistas que precisam garantir a conexão mesmo com alto tráfego de dados.

Uma delas, chamada de LinkBooster, também foi criada para atender o Banco24Horas da TecBan, mas evoluiu do 3G para o 4G e já está em fase piloto para ofertar o 5G. Sua finalidade é dar acesso contínuo à rede, também de forma agnóstica.

“Quando o cliente nos informa onde quer o link, fazemos um estudo de viabilidade técnica para verificar, das três grandes operadoras móveis, as duas que têm as melhores conexões. Utilizamos duas operadoras móveis como última milha, redundantes, por isso, é rápida a implementação “, conta Coelho.

Segundo ele, enquanto um pedido de link físico tradicional pode demorar até 90 dias para ser entregue, a TBNet consegue implantar a solução em dois dias e a disponibilidade de rede chega a 99,8%. Para o cliente, há a transparência de saber de qual bandeja está saindo a conexão.

“Tem ainda um viés de sustentabilidade, pois não depende de obras de alvenaria, passagem de cabos etc”, diz Coelho, que conta que, entre os clientes da solução, estão os bancos Itaú e Santander. A solução está instalada, atualmente, em 3.200 pontos de clientes externos.

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Simone Costa

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