Smartphones impulsionam lucros da Huawei
A fabricante chinesa Huawei apurou um lucro líquido 33% maior em 2015 que em 2014 graças a aumento nas vendas de smartphones, especialmente em sua terra de origem. A demanda, diz a empresa, foi motivada pela popularização do LTE. As receitas cresceram 37% no ano, alcançando o equivalente a US$ 60,8 bilhões. O lucro líquido ficou em US$ 5,7 bilhões.
A companhia teria vendido mais de 100 milhões de celulares intermediários e de topo de linha. Segundo dados de consultorias, a aposta fez a empresa encerrar 2015 como a terceira maior fabricante, atrás apenas de Samsung e Apple.
Os smartphones foram responsáveis por faturar US$ 20 bilhões para a companhia. Com o fornecimento de redes para operadoras faturou US$ 35,8 bilhões, 21% mais que um ano antes. Crescimento movido pela demanda por 4G. O segmento corporativo faturou SU$ 4,3 bilhões, 44% mais. O investimento em pesquisa e desenvolvimento atingiu US$ 9,2 bilhões
A China representou 42% do faturamento do grupo em 2015. Outros 32% vieram de Europa, África e Oriente Médio. O resto da Ásia rendeu 13%, enquanto as Américas foram 10% das receitas da companhia. Nas Américas, o valor apurado cresceu 26,4%, para US$ 6 bilhões.