Sky aposta em redes neutras para triplicar cidades atendidas com banda larga fixa

A Sky começou a vender banda larga fixa em agosto, a partir de acordo com a Fibrasil. Mas já tem planos de fechar contrato com outras operadoras de rede óptica.

(crédito: Freepik)

Famosa por ser a segunda maior operadora de TV paga do país, a Sky aposta suas fichas em parcerias com redes neutras para abocanhar parte significativa do mercado de banda larga fixa. Rodrigo Fernandes, diretor de banda larga da companhia, afirmou ao Tele.Síntese que atualmente a empresa oferece acesso em fibra óptica em 36 cidades do país, e em 2023, passará de 100 cidades atendidas. Em todos os casos, resultado de acordos com provedoras de rede neutra.

As cidades atualmente cobertas são resultado da parceria com a Fibrasil, anunciada este ano. O lançamento das ofertas começou em meados de agosto. “Foram apenas três meses de operação, temos um balanço positivo de adesões e mais cidades para entrar ainda este ano, e ano que vem continuaremos expandindo. É ainda um projeto embrionário perto do tamanho da Sky, mas tenho certeza que chegará no tamanho das operações que temos hoje [em TV por assinatura]”, afirmou.

O executivo participou nesta terça-feira, 22, do evento Teletime Tec, em São Paulo. Ele contou que o plano da Sky é lançar a banda larga fixa conforme exista disponibilidade de rede e a quantidade de clientes que já exista em uma área em TV. E disse que já negocia com outras operadoras de rede fixa neutra brasileiras – segmento em que existem V.tal, I-Systems e American Tower.

Mas não haverá freio. “Esperamos chegar no maior número de municípios possível”, falou. Para conseguir o feito, a Sky investiu em uma arquitetura para unir diferentes redes neutras. “Separamos o core de TI e fizemos um ente de integração”, falou.

Fernandes também destacou que, pela ousadia do plano, a Sky se prepara para um cenário de intensa competição em todos os municípios onde vai entrar. “O grande cuidado é não entrar na guerra de preços”, observou.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4227