Siga Antenado prevê instalação total de 5 milhões de parabólicas digitais
Quando o programa de distribuição e instalação de parabólicas digitais foi idealizado para o edital do 5G, de 2021, o setor de radiodifusão calculava-se que seria necessário substituir 10,5 milhões de antenas em todo o Brasil. Agora, com o programa avançado, a expectativa oficial caiu à metade. Segundo a Siga Antenado – EAF, responsável por operacionalizar a meta, serão 5 milhões de kits instalados até o fim da iniciativa, no ano que vem.
Significa que falta pouco. A entidade chegou neste mês de outubro à marca de 4 milhões de kits distribuídos e instalados de parabólicas digitais. Estes foram entregues gratuitamente a famílias registradas no Cadastro Único Federal, a lista dos beneficiários de programas sociais, e que não têm acesso a TV de outra forma que não via satélite.
A tecnologia das parabólicas, que captam frequências mais elevadas que as utilizadas pelas redes celulares, assegura que não ocorram interferências na programação televisiva pela convivência com sinal 5G da telefonia móvel.
“Atingir a marca de 4 milhões de parabólicas digitais instaladas demonstra o compromisso da Siga Antenado em garantir que as famílias de menor renda continuem com acesso à TV aberta e gratuita, com mais qualidade de som e imagem. Esse é um passo fundamental tanto para a inclusão digital quanto para o desenvolvimento tecnológico do país”, afirma Leandro Guerra, presidente da EAF.
Atualmente, o agendamento para a substituição das parabólicas está disponível em 5.380 municípios. O agendamento pode ser feito através do site da Siga Antena, por telefone ou até por WhatsApp (número 08007292404).
Além da migração da TV aberta por satélite para o sinal de banda Ku, das novas parabólicas, a EAF é responsável pela implantação da rede privativa federal e pela construção de cabos subfluviais do programa Norte Conectado. (Com assessoria de imprensa)