SG do Cade recomenda aprovação da compra da Ebit pela A.C. Nielsen

Para a Superintendência-Geral, há pulverização no mercado de análise do e-commerce, portanto, a operação não traz riscos concorrenciais

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou a aprovação, sem restrições, da aquisição pela A.C. Nielsen do Brasil, subsidiária do Grupo Nielsen no país, do negócio de análise de e-commerce (Ebit) da Buscapé Company Informação e Tecnologia, que pertence ao Grupo Naspers. A operação foi comunicada no dia 7 deste mês, mas o valor não foi divulgado pelas companhias.

A justificativa do Grupo Nielsen para a compra da Ebit é de que a operação representa uma boa oportunidade para expandir seu negócio de pesquisa e informação do mercado de e-commerce, bem como entrar no negócio de certificação de lojas virtuais no Brasil. O foco principal da Ebit é a oferta de informações customizadas e não customizadas para inteligência de negócios. Assim como oferece o serviço de certificação de lojas onde o consumidor pode identificar a reputação das lojas virtuais e de acordo com classificações (Diamante ou medalhas Ouro, Prata, Bronze ou Em avaliação).

Para a SG, há uma grande quantidade de empresas atuando nesse mercado, e de grande porte, tais como Euromonitor, WPP/Ibope, IPSOS, Datafolha, GFK, Vox Populi, Accera, entre outros, o que continua corroborando a observação de que há elevada pulverização nesse mercado, conforme já detectado no caso Kantar/Ibope, de 2014. Por essa razão, conclui que a operação não tem potencial de alterar as condições concorrenciais no setor de pesquisas de mercado, em qualquer cenário analisado.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11028