SES lança operação global da constelação O3b mPOWER

Após adiamentos, serviço que opera na órbita média da Terra começa com seis satélites e terá, ao todo, 13 equipamentos; operação será complementada por satélites geoestacionários e LEO
SES lança serviço global da constelação O3b mPOWER
SES lança serviço global de conectividade da constelação O3b mPOWER (crédito: Divulgação/SES)

A operadora SES lançou, nesta quarta-feira, 24, o serviço comercial da constelação O3b mPOWER, sua segunda geração de satélites que operam na órbita terrestre média (MEO, na sigla em inglês).

Em comunicado, a empresa destacou que a constelação “já está operacional e pode fornecer serviços de conectividade de alto desempenho em todo o mundo”. A SES ainda indicou que “apresentará serviços nos próximos meses aos clientes do O3b mPOWER para fornecer soluções de conectividade confiáveis que variam de dezenas de Mbps a vários gigabits por segundo”.

Inicialmente, o lançamento do serviço comercial de conectividade estava previsto para meados de 2023, mas foi adiado algumas vezes, em função de problemas com alguns satélites.

Até o momento, a constelação conta com seis satélites no espaço, a 8.000 km de distância da Terra. A formação completa terá 13 artefatos. Os satélites de número 7 e 8 devem ser lançados no fim deste ano. Segundo a SES, o serviço será complementado por estações terrestres e pela constelação O3b (a primeira geração de satélites MEO da companhia).

A operadora também informou que a operação comercial será combinada com redes geoestacionárias (GEO) da própria empresa e com parcerias de órbita terrestre baixa (LEO), como a firmada com a Starlink, da SpaceX.

Demanda

Em nota, Adel Al-Saleh, CEO da SES, disse que toda a infraestrutura principal da constelação está implantada e pronta para atender a uma base global, cuja demanda “é muito alta”.

“Nas próximas semanas, trabalharemos com nossos clientes de mobilidade, governo, empresas e nuvem nos planos de integração do O3b mPOWER”, indicou o executivo. No ano passado, em visita à sede da companhia, em Luxemburgo, o Tele.Síntese apurou que a SES planeja ampliar significativamente o seu mercado global com o novo serviço, inclusive com operadoras móveis.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1087