Serviço móvel é totalmente restabelecido em 50 das 51 cidades afetadas por vendaval em SP
Quase todas as 51 cidades que tiveram serviços de telecomunicações afetados pelo vendaval de até 100 Km/h que atingiu o estado de São Paulo na última sexta-feira, 3, estão com as redes celulares ativas totalmente restabelecidas. Um município, Vargem Grande Paulista, na região metropolitana da capital, ainda tinha funcionamento parcial da rede da Vivo na noite de ontem, 9. O sinal das demais operadoras estava normalizado.
A informação é da Superintendência de Controle de Obrigações da Anatel, área da Anatel responsável por gerir crises relacionadas à infraestrutura.
“Dos 51 municípios acompanhados, apenas Vargem Grande Paulista ainda tinha uma afetação de 6% para a prestadora Vivo no reporte de ontem. Encerramos a coleta de informações das prestadoras e estamos trabalhando no Informe de documentação da crise”, conta Gustavo Borges, superintendente da área.
Segundo ele, não houve casos de apagão completo das comunicações em nenhuma cidade, pois todas têm três ou duas prestadoras de serviço móvel. Além disso, os sistemas emergenciais de geração de energia foram acionados.
“As baterias das estações começaram a funcionar logo após a queda de energia. As operadoras também ligaram geradores nos principais sites em cada cidade. Com isso, ao longo da semana, o que aconteceu foi a degradação do tráfego da banda larga fixa para a móvel, porque os modens na casa dos clientes pararam de funcionar por causa da falta de energia”, acrescenta. A situação, ressalta, foi normalizada nas 50 cidades.
O vendaval que varreu o estado na sexta, 3, foi o maior registrado desde 1995 na capital paulista. Ele resultou na queda de energia nas cidades, prejudicando o fornecimento de serviços que dependem das redes elétricas. No caso das telecomunicações, no dia seguinte ao vendaval, dia 4, havia 51 cidades com problemas de rede. No dia 5, eram 32. No dia 7, 26. Ontem pela manhã, restavam 4, e agora, 1.