Serasa e Cerc têm parceria aprovada pelo Cade

Objetivo das empresas é compartilhar dados a fim de desenvolver conjuntamente novas soluções voltadas para proteção ao crédito

Serasa e Cerc tem parceria aprovada pelo Cade

A Serasa Experian teve sua parceria com a Cerc, plataforma para registro de ativos financeiros, como recebíveis, aprovada pela Superintendência-Geral (SG) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A aprovação, sem restrições, foi publicada nesta terça-feira, 17 de setembro, no Diário Oficial da União (DOU).

O objetivo das empresas ao firmarem a parceria, que já estava em fase de teste, é o desenvolvimento conjunto e a comercialização de novas soluções que tenham por finalidade proteção ao ciclo de crédito. A ideia é que o compartilhamento de informações de recebíveis da Cerc e de dados do bureau da Serasa Experian fomentem novos negócios para as empresas.

No processo que tramitou na SG do Cade, essa foi a justificativa apresentada pelas empresas para a realização da operação. Esta “permitirá a combinação de dados de ambas as requerentes para construir novas soluções de maior aderência a clientes em comum no mercado de crédito brasileiro”.

Do lado da Serasa Experian, a parceria representa o acesso a informações de recebíveis, o que vai permitir aprimorar sua base de dados de informações de crédito. Assim, segundo observou a empresa no processo, será possível o desenvolvimento de novos produtos em conjunto com a Cerc.

“Já para a Cerc a parceria representa uma oportunidade de ampliar sua linha de produtos e de oferta de valor, em conjunto com a Serasa Experian, sem se desviar do seu foco de atividade principal enquanto instituição operadora de infraestrutura de mercado financeiro”, justificou a empresa à SG do Cade.

Ainda segundo informou as empresas ao Cade, o contrato de parceria entre ambas prevê que farão o rateio de custos e a divisão de lucros e resultados da atividade conjunta. Além disso, vão estabelecer uma estrutura de governança para definir aspectos como o desenvolvimento e acompanhamento de produtos da parceria, seus requisitos de lançamento, bem como regras de ida ao mercado e de segmentação e abordagem de potenciais clientes.

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1924