Evertec + Sinqia quer ser uma empresa “IA first”

Especializada em tecnologia para o setor financeiro, empresa que conseguiu homologação do Banco Central para atuar como instituição de pagamento vê inteligência artificial como aliada para desenvolver produtos de ponta a ponta para instituições financeiras
Evertec + Sinqia quer ser uma empresa “IA first”
Bruno Salles, head de Produtos da Evertec +Sinqia

Antes de qualquer solução sair do papel do recente M&A entre Evertec e Sinqia, fornecedoras de tecnologia para instituições financeiras, a nova empresa pretende observar como a inteligência artificial (IA) pode ser utilizada no desenvolvimento de novos produtos. É o que conta Bruno Salles, head de Produtos da empresa.

“Queremos ser uma empresa ‘IA first’. Já tínhamos muitos projetos utilizando IA baseada em redes neurais e machine learning e agora estamos também com a IA generativa”, afirma.

O executivo dá alguns exemplos de uso de IA pela empresa. Um deles é o processo de onboarding de abertura de contas pelos clientes em instituições financeiras. De acordo com o executivo, dos cinco maiores bancos brasileiros, três utilizam a solução de onboarding da Evertec + Sinqia, que utiliza IA, principalmente, na identificação da pessoa, autenticação e autorização por meio de reconhecimento facial.

No mesmo processo de abertura de contas, a empresa introduziu a IA generativa para automatizar assinaturas eletrônicas e análise de documentos. A ferramenta reconhece e verifica o preenchimento de cadastros, além dos documentos de identificação pessoal enviados pelo onboarding digital.

“Antes da IA, precisávamos nos conectar com bureaus de informações para enriquecer a base. Agora, estamos chegando próximo a 80% de acurácia nesse processo. Esse é um resultado importante porque, normalmente, é necessário ter equipes imensas de back office para realizar essas funções”, conta Salles.

Nas soluções da empresa para as instituições financeiras, a IA também é utilizada no combate a fraudes. Segundo Salles, isso ocorre tanto em soluções de onboarding para abertura de contas quanto para transações de pagamento.

“Por exemplo, se vou efetuar um Pix para alguém e tenho a ferramenta de antifraude, vai haver uma verificação se o CPF daquela pessoa está em alguma lista restritiva e, se for necessário, haverá um bloqueio automático”, explica.

Instituição de pagamento

A IA deve auxiliar a empresa a ampliar seus produtos de serviços financeiros em outras frentes, ainda mais agora que recebeu a homologação do Banco Central (BC) para atuar como instituição de pagamento. Em abril, inclusive, a empresa montou uma unidade de negócios exclusiva para cuidar de pagamentos. Com isso, a Evertec + Sinqia consegue oferecer soluções de ponta a ponta para instituições financeiras.

“Antes da fusão com a Evertec, a Sinqia já era homologada como PSTI (provedor de serviços de tecnologia da Informação), o que é necessário para operar toda a infraestrutura do Pix. Mas não podíamos transacionar valores. Agora, como Evertec + Sinqia, conseguimos a autorização como instituição de pagamento, o que nos permite absorver completamente todas as etapas que o cliente precisar”, diz Salles.

Em outras palavras, isso significa que a empresa tem no seu portfólio uma conta pagamento white label, que possibilita incorporar a identidade visual do cliente, conta digital com as facilidades do onboarding para abertura de novas contas descritas acima, processamento emissor e adquirente, além de integração nativa com o Pix e serviços de banking as a service (BaaS).

A empresa também faz a emissão de cartões físicos e digitais no modelo Bin Sponsor, que permitem inserir a marca personalizada do cliente que vai utilizar o serviço.

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Simone Costa

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