Se clima ajudar, Hispasat coloca hoje novo satélite no espaço

Satélite Amazonas Nexus, da Hispasat, vai ao espaço em foguete Falcon 9, da SpaceX

A Hispasat está pronta para colocar em órbita um novo satélite, o Amazonas Nexus. Originalmente previsto para ser lançado ontem, 5 de fevereiro, o equipamento ficou no chão. As condições climáticas em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, impediram a subida do foguete. Agora, nova tentativa acontece nesta segunda-feira, 6, às 19h32.

“A Hispasat informa que, devido às condições climáticas adversas, os responsáveis do Complexo Espacial de Lançamento 40 (SLC-40) da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral (Flórida), decidiram adiar em 24 horas o lançamento do satélite Amazonas Nexus”, resume a empresa.

O veículo que colocará o Amazonas Nexus em sua órbita de transferência será o Falcon 9 da empresa SpaceX, aproximadamente 30 minutos após o fim da contagem regressiva e, a partir desse momento, o satélite se dirigirá para a órbita geoestacionária em um trajeto que durará mais de seis meses.

Uma vez neste ponto, durante várias semanas, serão realizados vários testes estabelecidos para verificar seu correto funcionamento e, depois disso, será situado em sua posição orbital definitiva em 61º Oeste, onde substituirá e ampliará a capacidade do Amazonas 2.

O Amazonas Nexus cobrirá todo o continente americano, Groenlândia e os corredores norte e sul do Atlântico, e estará focado em serviços de conectividade em regiões remotas e em ambientes de mobilidade aérea e marítima.

Segundo a empresa, é o mais moderno e potente satélite que já colocou em órbita. Ele conta com um Processador Digital Transparente (PDT), que lhe permite “aumentar sua flexibilidade geográfica em caso de mudanças nos cenários comerciais inicialmente previstos”.

A empresa já assinou “vários” acordos comerciais para o arrendamento de capacidade a longo prazo do Amazonas Nexus com operadoras e prestadores de serviço nas esferas governamental, bem como da conectividade para o setor da aviação e em zonas remotas. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10485