SD Brasil vai fornecer conectividade via satélite para MRS Logística
A SD Brasil, distribuidora de serviços críticos de telecomunicações, implementou, pela primeira vez no Brasil, a conectividade via satélite na malha ferroviária da MRS Logística, operadora de trens de carga.
A tecnologia utilizada, Iridium Certus, é desenvolvida pela Iridium Communications e já utilizada na aviação. Ela vai permitir a comunicação em tempo real entre os maquinistas e os centros de operação. Com isso, a MRS Logística espera ter um processo logístico mais rápido e seguro.
A MRS Logística explica que os centros de operação ferroviários gerenciam o tráfego de todas as locomotivas e, para uma gestão eficiente, é preciso manter contato constante com os maquinistas, pois falhas de comunicação podem causar bloqueios ferroviários ou acidentes.
“Com o Iridium Certus, a MRS Logística pode reduzir a distância entre os trens e monitorar exatamente onde cada trem está. Isso representa um ganho operacional significativo tanto em eficiência no volume de carga transportada quanto em segurança, graças ao monitoramento preciso que permite que mais trens operem. É um serviço inovador e essencial para nossas operações”, disse Fernando Manzotti, técnico da MRS Logística.
A SD Brasil está apoiando também a instalação do equipamento MissionLINK 700 da Thales nas locomotivas da MRS Logística. Segundo a operadora de trens de carga, o equipamento é ideal para ambientes ferroviários por ser robusto e durável. Além disso, fornece um link seguro de até 700 kbps.
O equipamento ainda permite a conectividade em movimento para trens e locomotivas, independentemente da geografia. Além disso, tem funcionalidades como internet, telemetria para manutenção mais eficaz dos trens, Rádio sobre Protocolo de Internet (RoIP) e chamadas de voz, o que possibilita contato direto com o maquinista em momentos críticos. O equipamento ainda alterna automaticamente entre conectividade via satélite e celular, o que maximiza a disponibilidade e gerenciamento de custos.
A malha ferroviária da MRS transporta cerca de 20% das exportações brasileiras e um terço da carga ferroviária do país. A empresa observa que a escolha pela tecnologia da Iridium se deu por ter demonstrado “melhor cobertura e conectividade do que os concorrentes graças à sua rede de satélites de órbita terrestre baixa e serviço de banda L, resistente a todas as condições climáticas, garantindo conectividade consistente em topografia desafiadora e locais remotos”. (Com assessoria de imprensa)